IMPACTO DO CAPITAL CULTURAL FAMILIAR SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4203

Palavras-chave:

Escola, Família, Capital Cultural

Resumo

Este trabalho é baseado nos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Processos formativos em tempos de pandemia: as percepções da família sobre o ensino remoto”, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja/RS. O objetivo do artigo é analisar em que medida o capital cultural familiar influi sobre os processos educativos em tempos de pandemia, por meio de uma coleta de dados realizada com pais e/ou responsáveis no acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s), durante o ensino remoto. A amostra representativa desta pesquisa inclui dez escolas, nove públicas e uma privada da cidade de São Borja/RS. Contudo, para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se a análise dos materiais coletados de cinco das escolas referidas acima, pela aproximação das falas em relação as estratégias utilizadas pelas famílias. A análise traz à lume a medida que o capital cultural familiar influi sobre o desempenho escolar. As evidências articulam-se na compreensão de que a família, ao reconhecer a importância da educação para a vida escolar dos filhos, utiliza-se de determinadas estratégias para potencializar o desempenho escolar dos filhos. Tais estratégias estão relacionadas à situação objetiva da família que imprime um conjunto específico de investidas diante dos processos educativos vivenciados durante o ensino remoto, o que reforça a tese do impacto do capital cultural familiar no desempenho escolar. Com base nos participantes da pesquisa, pode-se concluir que, durante a pandemia, a transmissão doméstica do capital cultural tornou o ensino remoto possível, pavimentando um itinerário que dispôs de tempo, recurso financeiro e condições objetivas.

Biografia do Autor

Cristiane Ludwig Araújo, Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus São Borja

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Física no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus São Borja, RS.

Downloads

Publicado

05-08-2025

Como Citar

LUDWIG ARAÚJO, Cristiane; WEISCHUNG BECK, Fabiana. IMPACTO DO CAPITAL CULTURAL FAMILIAR SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i2a2025.4203. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4203. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais