PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E O AGIR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Alessandra Eidelwein Magalhaes Siebeneichler Univates
  • Giselda Veronice Hahn

Palavras-chave:

Primeiros socorros. Educação em saúde. Educação infantil. Emergência.

Resumo

Trata-se de estudo com abordagem quantitativa que buscou identificar como agem os professores da pré-escola em situações de emergência no âmbito escolar. Foram entrevistados 117 professores que atuam em Escolas de Educação Infantil. Os dados revelaram que o incidente mais prevalente foi a queda e o local de maior ocorrência foi a pracinha. Os professores não são preparados para realizar primeiros socorros e tampouco frequentam cursos de atualização. A maioria dos entrevistados já atuou em situações de emergência no ambiente escolar. Não há parcerias entre as escolas e as unidades de saúde, sendo estas procuradas somente quando há crianças acidentadas ou doentes. Conclui-se que o professor está despreparado para agir em situações de emergência, o que pode significar um risco à comunidade escolar infantil, especialmente à pré-escolar.

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Publicado

28-09-2014

Como Citar

SIEBENEICHLER, Alessandra Eidelwein Magalhaes; HAHN, Giselda Veronice. PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA E O AGIR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/424. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde