QUANTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE METANO A PARTIR DE DEJETOS SUÍNOS E LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (ETE)

Autores

  • Odorico Konrad Centro Universitário UNIVATES
  • Fernanda Bastiani
  • Michele Schmitz
  • Gustavo Künzel

Palavras-chave:

Biogás. Dejetos suínos. Lodo.

Resumo

Considerando o perfil econômico do Vale do Taquari, a produção de resíduos nas áreas de destaque da sua economia é significativa. Nesse contexto, o presente trabalho avalia a produção de biogás a partir de dejetos suínos e lodo proveniente de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), por meio da digestão anaeróbia. Para o monitoramento da quantidade de biogás produzido, utilizou-se um equipamento desenvolvido pelo grupo de pesquisa, enquanto a avaliação do percentual metano presente no biogás deu-se por meio de um sensor específico.

Downloads

Publicado

06-02-2013

Como Citar

KONRAD, Odorico; BASTIANI, Fernanda; SCHMITZ, Michele; KÜNZEL, Gustavo. QUANTIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE METANO A PARTIR DE DEJETOS SUÍNOS E LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (ETE). Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/43. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas