INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Paula Dick Centro Universitário UNIVATES
  • Lucas Henrique Palioza
  • Cristiane Antonia Hauschild
  • Maria Madalena Dullius

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Matemática, Investigação Matemática.

Resumo

Os resultados pouco satisfatórios em exames nacionais relacionados à educação são o motivo de críticas realizadas ao ensino de Matemática. Essa constatação tem estimulado o desenvolvimento de metodologias alternativas, sendo uma delas a investigação matemática. Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar as estratégias que alunos do 8º ano da Educação Básica utilizam para a resolução de questões investigativas. A pesquisa foi realizada por meio de atividade de intervenção, na qual os alunos foram estimulados a realizar investigações matemáticas. Os resultados obtidos permitem verificar que os alunos utilizam estratégias como desenhos, tabelas, textos e/ou cálculos, de acordo com a investigação encaminhada e com os conhecimentos matemáticos prévios de cada um.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

DICK, Ana Paula; PALIOZA, Lucas Henrique; HAUSCHILD, Cristiane Antonia; DULLIUS, Maria Madalena. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/432. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas