PROCESSO DE CONFORMAÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA REVISÃO

Autores

  • Guilherme Cortelini da Rosa Univates
  • Marcelo André Toso Univates
  • Rafael Crespo Izquierdo Univates

Palavras-chave:

conformação eletromagnética, máquina para conformação eletromagnética, conformação por alta energia, projeto conceitual, fabricação por deformação eletromagnética.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta um estudo descritivo de revisão acerca da conformação eletromagnética, suas propriedades, máquinas. Por definição, conformação eletromagnética é o uso de um intenso campo eletromagnético para comprimir ou expandir peças de geometrias diversas, dentre elas plana e circular. É um processo de conformação em alta velocidade em que não existe contato entre a peça e uma ferramenta, tendo como características bom acabamento e alta produtividade. A bobina atuadora, que conforma o material, é feita com material de alta condutividade elétrica e converte a corrente elétrica em pressão eletromagnética. A geometria da bobina deve ser adequada para a obtenção de peças metálicas de forma controlada para obtenção de geometrias predefinidas. No instante em que a corrente dos capacitores é descarregada na bobina, um campo eletromagnético é gerado e induz correntes de Foucault na peça, criando um campo eletromagnético com sentido contrário. A oposição desses campos gera força eletromagnética que conforma o material. Esta revisão compõe a fase informacional em que o objetivo é entender o funcionamento da conformação eletromagnética. Está é uma tecnologia em desenvolvimento potencial que pode gerar produtos e processos inovadores.

Biografia do Autor

Guilherme Cortelini da Rosa, Univates

Professor da univates do curso de Engenharia Mecânica

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

ROSA, Guilherme Cortelini da; TOSO, Marcelo André; IZQUIERDO, Rafael Crespo. PROCESSO DE CONFORMAÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA REVISÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/434. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas