OTIMIZAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE CAFEÍNA POR EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO EM BEBIDA ENERGÉTICA

Autores

  • Fernando Afonso Schneider Univates
  • Lucélia Hoehne Univates

Palavras-chave:

cafeína, bebida energética, Diclorometano.

Resumo

Cada vez mais o controle de qualidade em bebidas é necessário para garantir um produto seguro e de qualidade ao consumidor. Este estudo busca aprimorar a análise de cafeína em bebida energética, baseando-se na utilização racional de diclorometano, visando a obter a melhor proporção de solvente utilizado e resultado de extração. Foi usada a metodologia de extração líquido-líquido para a determinação de cafeína, em uma proporção de 1:1 de amostra e de diclorometano. Outro ponto abordado neste trabalho refere-se à determinação de metais existentes no produto: sódio, potássio e cálcio. Essas avaliações podem aumentar o grau de controle do produto dentro da empresa e asseguram um produto dentro das especificações técnicas e dos parâmetros de legislação cabíveis. Foram comparados os resultados obtidos com a legislação vigente, que se trata da Resolução nº 273 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Biografia do Autor

Fernando Afonso Schneider, Univates

aluno de graduação de Química Industrial na Univates.Tem experiência na área de Química, com atuação na área, desde o ingresso no curso. Possui ênfase em Química, em sua parte Bromatológica.

Lucélia Hoehne, Univates

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004), graduação em Formação Pedagógica - Licenciatura em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2010), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e doutorado em Química - área de Concentração em Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Atualmente é coordenadora do curso de Química Industrial, professora do programa de pós-graduação em Biotecnologia, professora dos cursos de Química Industrial, Biomedicina, Licenciatura em Ciências Exatas e Engenharias do Centro Universitário Univates - Univates (Lajeado), coordenadora dos projetos de pesquisa intitulados de: Detecção e Remoção de Micropoluentes em Sistemas de Captação de Águas Superficiais e Efluentes (com a Finep) e Bioprodução de hidrolisados protéicos e avaliação de metais pesados em farinha de minhoca e em biossólidos a partir de vermicompostagem vertical. Ainda, tem experiência na área de Química em tratamento de resíduos, técnicas espectrométricas de análise e preparo de amostras. Ademais, tem experiência na indústria de tabaco, atuando como química responsável pelo controle de qualidade

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

SCHNEIDER, Fernando Afonso; HOEHNE, Lucélia. OTIMIZAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE CAFEÍNA POR EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO EM BEBIDA ENERGÉTICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/439. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas