ASSOCIAÇÃO ENTRE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS, SELETIVIDADE ALIMENTAR E GRAVIDADE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Yasmin Vidaletti Lamaison Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Patricia Vogel Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v18i3a2026.4663

Palavras-chave:

autismo, trato gastrointestinal, sintomas gastrointestinais, distensão abdominal

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por prejuízos na comunicação e interação social. Evidências sugerem maior prevalência de sintomas gastrointestinais nessa população. Objetivo: Avaliar a relação entre sintomas gastrointestinais, seletividade alimentar e gravidade do TEA em crianças e adolescentes de Soledade, Rio Grande do Sul. Metodologia: Estudo transversal com crianças e adolescentes com TEA (n=36). Os dados foram obtidos por questionário estruturado aplicado aos pais e a gravidade do TEA foi avaliada pelo Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC). Utilizaram-se os testes de Mann–Whitney, Qui-quadrado, correlação de Spearman e regressão linear multivariada. Resultados: Flatulência (69,4%), constipação (41,7%) e dor abdominal (36,1%) foram os sintomas mais frequentes. O consumo de frutas e vegetais foi relatado por apenas 19,4% e 11,1% dos participantes. Observou-se correlação positiva e significativa entre o número de sintomas gastrointestinais e o escore total do ATEC (ρ = 0,36; p < 0,001). A distensão abdominal associou-se significativamente ao escore total do ATEC (p = 0,048). No total, 94,4% apresentaram ao menos um sintoma gastrointestinal. Conclusão: Os achados sugerem interação entre desconforto gastrointestinal e comportamento, reforçando a importância da avaliação gastrointestinal no acompanhamento de crianças com TEA.

Downloads

Publicado

27-10-2026

Como Citar

VIDALETTI LAMAISON, Yasmin; VOGEL, Patricia. ASSOCIAÇÃO ENTRE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS, SELETIVIDADE ALIMENTAR E GRAVIDADE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 18, n. 3, 2026. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v18i3a2026.4663. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4663. Acesso em: 27 out. 2026.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde