INVESTIGANDO ATIVIDADES PRÁTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Sandra Aparecida dos Santos UNIDAVI
  • Anelise Grünfeld de Luca IFC
  • Michelle Câmara Pizzato IFRS
  • José Claudio Del Pino UNIVATES

Palavras-chave:

ensino de Biologia, atividades práticas, livros didáticos.

Resumo

Esta pesquisa analisa as atividades práticas (APs) existentes nos livros didáticos de Biologia avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2007 a 2012. O percurso metodológico constituiu-se por duas etapas: a exploratória, que buscou identificar a presença de APs nos 45 livros que participam da avaliação do PNLEM, e a segunda etapa, constituída pela caracterização das proposições de APs presentes em uma coleção selecionada na etapa anterior, segundo seus objetivos. Na análise realizada, foram encontradas apenas APs de caráter ilustrativo e/ou demonstrativo. Os dados apontam ainda para proposição de APs sem rigor conceitual, com abordagem disciplinar e descontextualizada, dependendo inteiramente das concepções, dos valores e do compromisso do professor na realização ou não das APs.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

SANTOS, Sandra Aparecida dos; LUCA, Anelise Grünfeld de; PIZZATO, Michelle Câmara; DEL PINO, José Claudio. INVESTIGANDO ATIVIDADES PRÁTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/481. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde