PERFIL DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE TIREOIDE EM TRATAMENTO COM IODOTERAPIA EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Karla Dartora UNIVATES
  • Fernanda Rocha da Trindade UNIVATES

Palavras-chave:

Câncer de Tireoide, Tratamento, Iodoterapia.

Resumo

O câncer de tireoide é uma neoplasia maligna e o tratamento mais indicado é a iodoterapia. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil do paciente diagnosticado com câncer de tireoide no início do tratamento com iodoterapia em um Serviço de Medicina Nuclear de um Hospital do Rio Grande do Sul. A metodologia envolveu a coleta de dados obtida a partir do prontuário de 55 de pacientes, de 20 a 91 anos, diagnosticados com câncer de tireoide, e submetidos à iodoterapia no período de janeiro de 2010 a março de 2015. A incidência foi mais expressiva na população do sexo feminino. O tipo de tumor folicular e o estadiamento I foram os predominantes. Somente 5% apresentaram carcinoma com grau de estadiamento III. A atividade de iodo-131 variou de 10 a 29,9 mCi. A análise estatística não foi significativa para a relação entre a atividade administrada ao paciente e o estadiamento do tumor.

Biografia do Autor

Karla Dartora, UNIVATES

Medicina Nuclear

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

DARTORA, Karla; TRINDADE, Fernanda Rocha da. PERFIL DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE TIREOIDE EM TRATAMENTO COM IODOTERAPIA EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/484. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde