COMPREENSÃO SOBRE TIPAGEM SANGUÍNEA ENTRE OS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE DE TANGARÁ DA SERRA/MT

Autores

  • Edson Henrique Pereira de Arruda UNEMAT e UNIC
  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UFRGS
  • Luessa Valerio UNIC
  • Thiago Reyes Puertas UNEMAT

Palavras-chave:

Doadores de sangue, Sistema ABO, Fator Rh

Resumo

Conhecer os grupos sanguíneos ABO e o fator Rh torna-se cada vez mais necessário entre a população. Entre os farmacêuticos, essa necessidade é reforçada, uma vez que compete aos profissionais da saúde promover esclarecimentos sobre a captação, identificação e transfusão de sangue para que esse processo seja considerado seguro e tenha adesão consciente da população. Este estudo configura-se como levantamento, de abordagem quantitativa, realizado no segundo semestre de 2014. O público investigado foi os 131 acadêmicos da Universidade de Cuiabá (Unic), do campus de Tangará da Serra-MT. O instrumento utilizado para a coleta dados foi um questionário composto por cinco questões fechadas. Dos investigados, apenas 14% se declararam doadores de sangue e 24% já fizeram ou tiveram pessoas da família que precisaram realizar transfusão de sangue. Outra constatação foi que 61% dos acadêmicos entrevistados sabiam seu grupo sanguíneo e o fator Rh, predominando entre eles o tipo O+, considerado doador universal, correspondendo a 47,5% dos entrevistados.

Biografia do Autor

Edson Henrique Pereira de Arruda, UNEMAT e UNIC

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UNIC (Campus de Tangará da Serra). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMT), no campus de Diamantino-MT.

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UFRGS

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando em Educação e Ensino de Ciências pela UFRGS. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Luessa Valerio, UNIC

Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIC (Campus de Tangará da Serra). Atua no Laboratório de Bioquímica em Tangará da Serra.

Thiago Reyes Puertas, UNEMAT

Graduado em Enfermagem pela Universidade Intergadas de Diamantino (UNED). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMT), no campus de Diamantino-MT.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

ARRUDA, Edson Henrique Pereira de; LEÃO, Marcelo Franco; VALERIO, Luessa; PUERTAS, Thiago Reyes. COMPREENSÃO SOBRE TIPAGEM SANGUÍNEA ENTRE OS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE DE TANGARÁ DA SERRA/MT. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/486. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde