MINERAÇÃO DE DADOS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE ONCOLOGIA

Autores

  • Fabrício Scheunemann Centro Universitário UNIVATES
  • Fabrício Pretto

Palavras-chave:

Mineração de Dados, Descoberta de Conhecimento, Oncologia

Resumo

No mercado competitivo da atualidade, as organizações buscam qualificar seu gerenciamento e tomada de decisão a partir da análise das informações. O simples fato de armazenar e recuperar essa informação já proporciona grande benefício às organizações. Contudo, apenas resgatar a informação não propicia todas as vantagens possíveis. As técnicas de mineração de dados permitem que se explorem grandes conjuntos de dados a fim de estabelecer relações, associações e descobrir padrões úteis que tenham valor para a organização com o propósito de entender o fenômeno gerador dos dados. Este trabalho expõe a aplicação do algoritmo de classificação árvore aumentada do Naïve Bayes (TAN) com a descoberta não supervisionada. Utilizou-se a ferramenta de mineração de dados Weka com o intuito de descobrir conhecimento útil da especialidade médica de oncologia na base de dados de uma casa de saúde.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto

Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2008). Professor do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS.

Downloads

Publicado

24-12-2015

Como Citar

SCHEUNEMANN, Fabrício; PRETTO, Fabrício. MINERAÇÃO DE DADOS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE ONCOLOGIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/499. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas