O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA FRENTE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: GRAVES OMISSÕES E CONTRADIÇÕES EM RELAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE

Autores

  • Carolina Pereira Kirst Centro Universitário UNIVATES

Resumo

A dignidade da pessoa humana é princípio universal e basilar que pertence a todo ser humano, sem distinção. Este artigo tem como objetivo conceituar e demonstrar a importância de tal princípio como valor-fonte de um Estado Democrático de Direito, confrontando-o com a realidade vivenciada nos estabelecimentos carcerários, estes despidos de condições dignas, constituindo tal fato grave afronta aos Direitos Humanos. Trata-se de pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o método dedutivo, com pesquisa, além de doutrinária, da legislação referente à questão, cujo resultado denunciou uma sociedade e um Estado cujas posturas são carregadas de inaceitável desprezo e omissão em relação às pessoas encarceradas.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

KIRST, Carolina Pereira. O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA FRENTE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: GRAVES OMISSÕES E CONTRADIÇÕES EM RELAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/68. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais