ESTUDO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO DIRETO E PLENO NA APURAÇÃO DOS RESULTADOS DOS CURSOS REGULARES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabíola Colombo Centro Universitário UNIVATES
  • Sandra Maribel Auler

Palavras-chave:

Custos. Instituições de Ensino Superior. Métodos de custeio. Gestão.

Resumo

Métodos de custeio são importantes ferramentas da Contabilidade de Custos, a contabilidade utilizada como auxiliar para a tomada de decisões. Para tanto, este artigo analisa os Métodos de Custeio Direto e Pleno na apuração dos resultados dos cursos regulares de uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Inicialmente, revisam-se as teorias sobre custos, técnicas e critérios de rateio, métodos de custeio existentes e particularidades dos custos em Instituições de Ensino Superior. Em seguida, apresenta-se a metodologia de pesquisa utilizada: estudo de caso, qualitativo e descritivo, baseado em levantamentos documentais e bibliográficos. Por fim, identificam-se as principais diferenças e aplicações entre os Métodos Direto e Pleno aplicados à IES estudada, concluindo que ambos métodos têm aplicações gerenciais e podem ser utilizados separada ou conjuntamente para apoiar diferentes tipos de decisões.

Downloads

Publicado

06-03-2009

Como Citar

COLOMBO, Fabíola; AULER, Sandra Maribel. ESTUDO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO DIRETO E PLENO NA APURAÇÃO DOS RESULTADOS DOS CURSOS REGULARES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/7. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional