CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O SEU TRABALHO E A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO RECURSO EM SALA DE AULA

Autores

  • Júlia Brust
  • Maria Isabel Lopes

Palavras-chave:

Pedagogia. Educação Infantil. Estimulação precoce.

Resumo

A educação infantil fornece elementos para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) da criança. O professor de educação infantil passa um período de tempo significativo com a criança, sendo importante na sua formação. A estimulação precoce (EP) pode ser um instrumento decisivo nas aquisições da criança, qualificando seu desenvolvimento e corrigindo eventuais atrasos no DNPM. Neste artigo buscou-se analisar as concepções de oito professores sobre sua formação e seu trabalho com crianças, num contexto geral, e os seus conhecimentos sobre a estimulação precoce, especificamente. Os resultados indicam que os professores têm uma visão positiva do seu trabalho e buscam formação complementar para qualificar-se. Em relação à EP, no entanto, não há clareza quanto ao seu significado e aplicabilidade na escola, havendo uma percepção de que se relaciona essencialmente à criança portadora de atrasos no DNPM.

Downloads

Publicado

12-05-2011

Como Citar

BRUST, Júlia; LOPES, Maria Isabel. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O SEU TRABALHO E A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO RECURSO EM SALA DE AULA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/72. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde