IMPACTO FINANCEIRO DA ADOÇÃO DE UM CIRCUITO CURTO DE COMERCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE QUE SUSTENTA AGRICULTURA - CSA/MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3452

Palavras-chave:

Administração Rural. Comunidade que Sustenta a Agricultura. CSA. Contabilidade. Resultado econômico e financeiro.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever o impacto financeiro causado pela adoção do modelo de comercialização da Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA Manaus, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. A CSA é um movimento da sociedade civil que se organiza para custear a produção de determinados produtores, auferindo em troca a produção agrícola. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso, que triangulou informações levantadas por meio de entrevistas com os proprietários do sítio, analisou documentos contábeis e financeiros e posteriormente elaborou com base em documentos fornecidos pelo produtor rural e em entrevistas, demonstrações contábeis e calculou índices financeiros. Ao longo do período da análise, a CSA passou a responder de 33% em 2019 a 98% em 2021 do faturamento do sítio analisado. Como resultado dos métodos empregados de elaboração e análise das Demonstrações Financeiras corroboram que a Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA Manaus cumpre com a cobertura dos custos da produção agrícola do sítio, mas é insuficiente para a cobertura das despesas gerais, administrativas e financeiras, carecendo de ajustes. Contudo, ressalta-se que este resultado pode estar viesado pela escolha do período de análise, que coincide com o período de pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Mona Larissa Costa Freire

Pós-graduação em Auditoria Contábil e Financeira e em Compliance e Integridade Corporativa, ambas pela PUC Minas

Nyalle Barboza Matos, Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazoans

Doutora em Contabilidade pela Universidade de Brasília

Elisangela Leitão Oliveira, Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Leandro Marcondes Carneiro, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná

André Petzhold Dias, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

FREIRE, Mona Larissa Costa; MATOS, Nyalle Barboza; OLIVEIRA, Elisangela Leitão; CARNEIRO, Leandro Marcondes; DIAS, André Petzhold. IMPACTO FINANCEIRO DA ADOÇÃO DE UM CIRCUITO CURTO DE COMERCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE QUE SUSTENTA AGRICULTURA - CSA/MANAUS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3452. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3452. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos