BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3480

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação das pessoas com deficiência visual, História da Educação Especial no Brasil.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a história da Educação Especial no Brasil desde o período colonial até a atualidade, com ênfase na educação das pessoas com deficiência visual. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e de abordagem histórica, dialogando com os autores na área, como: Rodrigues (2023), Figueira (2021), Jannuzzi (2012), Mazzotta (2011), Mosquera (2010) Sassaki (1999), Silva (1987), entre outros. O artigo se divide em duas seções: na primeira, discutimos os paradigmas, as políticas e as práticas para a inclusão escolar das pessoas com deficiência no Brasil, já na segunda, abordamos o contexto histórico, social e educacional das pessoas com deficiência visual no Brasil, destacando os principais marcos e desafios que marcaram a sua trajetória. Por fim, concluímos sintetizando os principais pontos abordados e apontando algumas perspectivas para a Educação Especial no Brasil, destacando que a educação das pessoas com deficiência visual no Brasil é um campo em constante construção e transformação, de lutas e conquistas, e de desafios e oportunidades.

Biografia do Autor

Rummening Marinho dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação e Membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisa sobre Formação Docente (NEPESF), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia de Ensino em Educação Física pela Faculdade do vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Educação Física na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e professor de Orientação e Mobilidade para pessoas Cegas ou Baixa Visão no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). 

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da linha de pesquisa diversidade, deficiências e distúrbios de aprendizagem do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente (NEPESF).

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

SANTOS, Rummening Marinho dos; RODRIGUES, Janine Marta Coelho. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3480. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3480. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos