MERCADOS DE AGRICULTORES FAMILIARES DA REFORMA AGRÁRIA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i1a2025.3888Palavras-chave:
Canais de comercialização, Estratégias de comercialização, AssentamentosResumo
Os sistemas agroalimentares estão no centro das discussões sobre a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), assim, compreender a forma como os agricultores produzem e comercializam os seus produtos pode trazer contribuições importantes para a temática. Nesta perspectiva, analisamos a inserção nos mercados utilizados por agricultores(as) familiares de reforma agrária assentamentos no Norte do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram aplicados questionários junto a 116 agricultores de quatro assentamentos, em três municípios do estado, entre os meses de novembro de 2022 e julho de 2023. O roteiro foi estruturado com questões relativas às características dos agricultores e a família, características da exploração agrícola, produtos, canais e estratégias de comercialização. Os responsáveis pelo estabelecimento são majoritariamente do sexo masculino, possuem ensino fundamental incompleto e mais de 45 anos. O tamanho médio do estabelecimento é de 14 hectares. Os canais de comercialização utilizados pelos agricultores assentados são majoritariamente as cooperativas agroindustriais, mais recorrente entre os agricultores que comercializam soja, e empresas privadas, prevalece entre os agricultores que comercializam leite “in natura”. A forma de inserção nos mercados ocorre majoritariamente por mercados convencionais, os produtos majoritários e que representam maior importância são a produção de grãos (soja) e produção de leite. A configuração dos mercados tende a estar associada às tendências produtivas regionais, as distâncias geográficas, condições das estradas e centros de consumo pouco dinâmicos.
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