Histórico

A história do desenvolvimento tecnológico, e por consequência do Parque Científico e Tecnológico, inicia no ano de 1993, quando foi criado o Pólo de Modernização Tecnológico do Vale do Taquari – PMT/VT, através de um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates, foi instituída em dezembro de 2003, como um órgão ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado. Tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados.

O PMT/VT deu origem, em 2004, aos Laboratórios de Análises UNIANÁLISES. Seus laboratórios contribuíram e contribuem para a qualificação da produção de alimentos e redução do impacto ambiental no Vale do Taquari.

Em 2014 inaugurou-se a nova estrutura física do Tecnovates, com aproximadamente 5.200 m² de área construída entre área predial e laboratorial, em um terreno de 5 ha, agregando empresas residentes e incubadas. O Tecnovates faz parte da rede de parques cadastrados no programa PGtec e associado à Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos – Reginp.

Em 2016 o Tecnovates passa a ser associado da IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation, associação internacional de parques científicos e área de inovação