Anos Finais do Ensino Fundamental

1. A FORMAÇÃO ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Apreciação estética e reflexão sobre diferentes situações de aprendizagem que promovam o ensino da arte a partir da experimentação e de vivências práticas de caráter criativo e expressivo.

2. TEATRO E DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O papel do jogo no domínio da linguagem teatral. Jogos tradicionais e danças brasileiras. Jogo dramático e jogo teatral. Fundamentos educacionais da prática teatral. Interações com práticas teatrais na escola.

3. LER PARA APRENDER: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA
Os conceitos de leitura na perspectiva da aprendizagem: aprender a ler x ler para aprender. Produção de inferências e competência leitora. Atividades que desenvolvam a compreensão leitora nos anos finais.

4. O ENSINO DE CONCEITOS FINANCEIROS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES
Estudo de ações e recursos pedagógicos para abordar conceitos financeiros relacionados ao cotidiano dos alunos e de suas famílias. Condições para reflexão crítica sobre as relações de consumo e tomada de decisões conscientes.

5. DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE
Exploração de desafios lógicos e problemas matemáticos com discussão de distintas estratégias de resolução para desenvolver habilidades de observação e organização do pensamento. A criatividade, a argumentação e a busca pela autonomia na solução de situações cotidianas.

6. EXPLORANDO A GEOMETRIA A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
Estudo e discussão de conceitos geométricos a partir de atividades práticas e materiais manipulativos, para estimular a observação, perceber semelhanças e diferenças, e identificar regularidades em elementos da natureza, contribuindo para a aprendizagem de números, grandezas e medidas.

7. ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS EM CIÊNCIAS EXATAS
Desenvolvimento de atividades experimentais que possibilitem explorar aspectos conceituais e metodológicos de temas relevantes para a formação do espírito investigativo dos estudantes e para a alfabetização científica.

8. ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO: POSSIBILIDADES DE INTERDISCIPLINARIDADE
A contextualização do ensino de Ciências por meio da discussão de temas de relevância científica, tecnológica e social. A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas para o ensino de Ciências.

9. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Análise e manipulação de jogos didáticos para o ensino de Ciências. Possibilidades de intervenção lúdica no ensino de conceitos da área.

10. GÊNERO E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Práticas sociais e culturais na construção das relações de gênero na adolescência. Reflexão sobre as desigualdades sociais, a carência estrutural de muitos alunos, as violências das várias ordens que cercam a vida deles e que interferem nas relações e comportamentos sexuais.

11. LINGUAGEM CORPORAL
Aspectos fundamentais do movimento humano. Conhecimento e consciência corporal. Movimento e expressão corporal em relação ao tempo e ao espaço. Estudo das contribuições das teorias da corporeidade e desafios da educação e da produção do conhecimento de vivências lúdicas. A mímica, a dança e o movimento, visando à consciência corporal.

12. A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR
A formação de docentes de História e Geografia. Métodos de ensino e materiais didáticos utilizados pelo professor.

13. SABERES DO TEMPO E DO ESPAÇO PARA OS CURRÍCULOS DE ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO
As noções de tempo e de espaço no processo de ensino e de aprendizagem nas Ciências Humanas. A temporalidade e a espacialidade e sua aplicabilidade teórico-prática. Os saberes do tempo e do espaço integrados ao planejamento docente. A complexificação do saber.

14. DESVENDANDO O CÉU
Atividades práticas para o desenvolvimento de noções de localização espacial. Linha norte-sul, direções geográficas, movimento diurno e anual do Sol e sua influência no clima de diferentes regiões da Terra. Estações do ano e os movimentos terrestres em perspectiva tridimensional.

15. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO
Utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação para a construção de conhecimento.

16. LIDERANÇA – EXERCÍCIO DA CIDADANIA
O sujeito e seu papel social. O perfil do líder nas relações interpessoais.