Ciências Contábeis
Informações do curso
Atos legais
Autorização: Portaria ucs nº 95/1969, de 1º/12/1969
Reconhecimento: Portaria mec nº 210, de 25 de junho de 2020 - dou de 07 de julho de 2020, seção 1, pág. 106
Catálogo Institucional
acessar as informaçõesCoordenação do curso
Contato
BRUNO DE MEDEIROS TEIXEIRA
Professor e coordenador
ciencias-contabeis@univates.br (51) 3714-7000 - RamalLocalização
Sala 216 Prédio 2
Projeto pedagógico do curso
O curso tem como objetivo geral formar profissionais capazes de compreender, com senso crítico e analítico, ética e responsabilidade, as necessidades dos diferentes modelos de organizações, no âmbito legal da gestão. Os profissionais formados no curso devem ter domínio das funções contábeis, entre elas a da coordenação e execução da escrituração contábil e da gestão das informações para a tomada de decisões, com o uso adequado da tecnologia disponível e temas emergentes, comprometidos com as questões sociais e ambientais, inerentes às responsabilidades funcionais do profissional das Ciências Contábeis, nos âmbitos regional, nacional e internacional.
O curso de Ciências Contábeis da Univates tem como propósito formar profissionais aptos a atuar com ética, visão crítica e responsabilidade socioambiental em organizações de diferentes portes e naturezas, sejam privadas, públicas, do terceiro setor ou cooperativas, nos âmbitos regional, nacional e internacional. O egresso deve ser capaz de compreender as transformações do ambiente de negócios e da sociedade, articulando conhecimentos científicos, técnicos e práticos da contabilidade de forma integrada e interdisciplinar, interpretar e utilizar adequadamente a linguagem contábil, comunicar-se de maneira clara com diferentes públicos e apoiar processos de tomada de decisão com transparência, governança e accountability. Além disso, deve estar preparado para lidar com inovações tecnológicas, análise de dados e demandas emergentes relacionadas à sustentabilidade e à internacionalização da prática contábil, sem perder de vista as especificidades do contexto regional em que se insere.
Habilidades gerais:
- pesquisar, refletir, realizar análise crítica, usar a criatividade, buscar e desenvolver soluções para organizar e interpretar os dados macroeconômicos e microeconômicos, a fim de resolver problemas;
- integrar os conhecimentos de Administração, da Economia, do Direito, das Tecnologias da Informação e de outras áreas relacionadas aos saberes das Ciências Contábeis para criar ou aprimorar, de forma inovadora, os modelos de negócio das entidades, considerando as dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais;
- utilizar os conhecimentos de matemática financeira, estatística, métodos quantitativos e qualitativos como ferramenta para geração e análise de informação, entre elas a execução do processo contábil, análise retrospectiva e preditiva, realização de trabalho de auditoria e asseguração;
- desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, o reconhecimento e proposição de mudanças no âmbito socioambiental, o consumo responsável em âmbitos local, regional e global, com posicionamento ético em relação aos interesses das partes;
- comunicar-se de forma eficaz, compartilhando ideias e conceitos de modo efetivo e apropriado à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências.
Competências e habilidades técnicas
Competência: Preparar, analisar e reportar informações financeiras e não financeiras relevantes e fidedignas.
Habilidades:
- aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade pertinentes a quaisquer entidades e o que rege o Comitê de Pronunciamentos Contábeis;
- agir de acordo com os princípios, postulados e convenções contábeis;
- identificar as políticas contábeis adequadas na preparação das demonstrações financeiras;
- elaborar e interpretar as demonstrações financeiras;
- elaborar e interpretar relatórios de informações não financeiras.
Competência: Participar da formulação do planejamento estratégico e apoiar a gestão no processo de tomada de decisão.
Habilidades:
- aplicar técnicas de gestão de custos, avaliação de desempenho e orçamentos para apoiar a tomada de decisão;
- utilizar ferramentas de gerenciamento de riscos e oportunidades e analisar cenários que possam impactar o modelo de negócio da entidade;
- analisar estratégias de financiamento e suas implicações;
- analisar a posição financeira atual e futura de uma entidade, usando as técnicas de análise de índices, análise de tendências, análise de fluxo de caixa, entre outras;
- elaborar orçamento de capital para avaliação de decisões de investimento de capital;
- aplicar as abordagens de avaliação de empresas, de ativos e de mercado usadas para decisões de investimento;
- analisar as implicações tributárias e previdenciárias relacionadas com as estratégias de negócio e de tomada de decisão.
Competência: Auditar informações financeiras e não financeiras e fornecer outros serviços de asseguração.
Habilidades:
- aplicar as normas de auditoria e asseguração;
- aplicar o que rege o Comitê de Pronunciamentos Contábeis;
- planejar e executar trabalhos de auditoria e asseguração;
- avaliar os riscos relevantes de distorção nas demonstrações financeiras e nas estratégias de auditoria;
- aplicar métodos quantitativos e qualitativos aos trabalhos de auditoria e asseguração, quando aplicáveis.
Competência: Analisar a gestão de risco, controle interno e outros mecanismos de governança.
Habilidades:
- explicar aos gestores os princípios da boa governança, incluindo os direitos e responsabilidades dos proprietários, dos investidores e dos responsáveis pela governança;
- explicar o papel das partes interessadas nos requisitos de governança, de divulgação e de transparência;
- analisar os riscos e oportunidades das atividades de uma entidade, inclusive os climáticos, os ambientais e os sociais, com o uso de instrumentos quantitativos e qualitativos;
- analisar a confiabilidade do sistema de controle interno relacionado às demonstrações financeiras.
Competência: Compreender e aplicar a legislação tributária e previdenciária.
Habilidades:
- elaborar o planejamento tributário e previdenciário;
- aplicar as leis e regulamentos tributários e previdenciários inerentes às organizações;
- avaliar os impactos tributários e previdenciários da tomada de decisão;
- identificar riscos oriundos da gestão tributária e previdenciária das entidades.
Competência: Executar trabalhos de perícia judicial e extrajudicial.
Habilidades:
- aplicar normas de Perícia Contábil;
- aplicar procedimentos técnico-científicos de Perícia Contábil destinados a subsidiar a solução do litígio ou da constatação de fato;
- elaborar laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
Competência: Compreender como a tecnologia da informação contribui para a análise de dados e para a geração de informação.
Habilidades:
- utilizar tecnologias da informação para apoiar o processo de geração e interpretação da informação contábil;
- explicar como a tecnologia da informação contribui para a análise de dados e para a tomada de decisão;
- apropriar-se das tecnologias de captura, armazenamento, mineração e análise de dados;
- desenvolver novas tecnologias, inclusive programação, para geração de informação;
- desenvolver a capacidade de implementar e usar tecnologias contemporâneas como big data, data analytics, data visualisation e inteligência artificial no âmbito dos sistemas de informação contábil.
O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.
A integralização do currículo do curso de Ciências Contábeis não prevê a realização de nenhum tipo de prova de proficiência.
Regulamento do Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis
O Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis é obrigatório no curso de Ciências Contábeis da Univates e está organizado em dois componentes curriculares integrados à matriz. Seu objetivo é consolidar as competências previstas no perfil do egresso, constituindo-se em espaço formativo que articula teoria e prática em diálogo com ensino, pesquisa e extensão.
Visa ao desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e socioambientais, ampliando conhecimentos e fortalecendo a empregabilidade e o compromisso ético e social dos estudantes. As atividades envolvem simulações de atuação profissional em diferentes áreas da contabilidade, aproximando-os de contextos organizacionais públicos, privados, do terceiro setor e cooperativos, possibilitando a elaboração de diagnósticos, proposições de melhorias e outras abordagens técnico-científicas aplicáveis às organizações.
A carga horária total é de 160 horas, distribuídas nos dois componentes curriculares, desenvolvidos de forma orientada e avaliada, em conformidade com as diretrizes pedagógicas do curso e a regulamentação vigente.
Dos componentes curriculares
O Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis é desenvolvido em dois momentos do curso: no 6º semestre, por meio do componente Laboratório de Práticas Contábeis I (80 horas), e no 8º semestre, no componente Laboratório de Práticas Contábeis II (80 horas).
Dos objetivos
Os objetivos do Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis são:
- contribuir para a formação profissional, técnica e humanística do estudante, promovendo o aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos em contabilidade;
- proporcionar experiências simuladas que permitam ao estudante aplicar práticas e pesquisas voltadas à realidade das organizações e da atividade profissional contábil;
- favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências previstas no PPC, em consonância com o perfil do egresso definido pelas DCNs de Ciências Contábeis.
Da matrícula
A matrícula nos componentes curriculares Laboratório de Práticas Contábeis I e Laboratório de Práticas Contábeis II é realizada juntamente com a matrícula regular do estudante nos blocos correspondentes ao 6º e ao 8º semestre, quando esses componentes são ofertados.
Do professor responsável
O professor responsável pelo Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis é encarregado de organizar, conduzir e avaliar as atividades desenvolvidas pelos estudantes nos respectivos componentes curriculares. Cabe a esse docente planejar as simulações, acompanhar o desempenho dos discentes e assegurar a articulação entre teoria e prática, em consonância com as diretrizes pedagógicas do curso. A definição da quantidade e do perfil dos professores responsáveis por esses componentes é de competência da coordenação do curso de Ciências Contábeis.
Do estudante e suas atribuições
Somente o estudante regularmente matriculado no curso tem direito de participar das atividades do Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis. São suas atribuições:
- portar-se de forma ética e responsável;
- cumprir a carga horária estabelecida para a realização das atividades;
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega das tarefas exigidas;
- desenvolver integralmente as atividades programadas;
- zelar pela confidencialidade e fidedignidade das informações utilizadas nas simulações;
- utilizar de forma adequada os recursos tecnológicos e materiais disponibilizados;
- demonstrar iniciativa, colaboração e postura crítica nas atividades individuais e em grupo;
- relacionar os conteúdos das simulações com os conhecimentos adquiridos em outros componentes curriculares;
- respeitar colegas, professores e demais envolvidos, contribuindo para um ambiente de aprendizagem inclusivo e cooperativo.
Das atividades do laboratório e sua avaliação
Os professores responsáveis pelos componentes curriculares do Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis são encarregados da organização, acompanhamento e avaliação das atividades realizadas pelos estudantes, as quais podem variar a cada semestre. Entre as possibilidades, destacam-se: elaboração e análise de demonstrações contábeis, realização de diagnósticos organizacionais, proposição de melhorias, mensuração de ativos, avaliação de desempenho e demais tarefas que contribuam para a formação acadêmica e profissional.
A avaliação contempla o acompanhamento contínuo do desempenho do estudante, considerando:
- cumprimento integral das atividades programadas, com participação efetiva e obrigatória;
- execução e entrega das tarefas propostas nos prazos estabelecidos.
Os trabalhos poderão ser apresentados em diferentes formatos, como artigos, relatos técnicos, relatórios analíticos ou outros instrumentos definidos pelos professores responsáveis. Os resultados das atividades desenvolvidas são sistematicamente analisados em reuniões do NDE, servindo como subsídios para o aperfeiçoamento contínuo das práticas do laboratório.
Das disposições finais
Eventuais omissões deste regulamento serão analisadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Contábeis, que poderá deliberar sobre a solução ou encaminhar a questão ao órgão competente da Univates.
O regulamento do Laboratório de Simulações em Práticas Contábeis do curso de Ciências Contábeis entra em vigor na data de aprovação e publicação do Projeto Pedagógico do Curso.
Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior.
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório integra o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis e é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
O estágio não obrigatório pode ser aproveitado como uma atividade complementar, estando previsto no regulamento das Atividades Complementares do Projeto Pedagógico do Curso e aprovado pelo órgão institucional competente.
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para um adequado relacionamento interpessoal e uma participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Ciências Contábeis da Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuará, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- vivenciar experiências profissionais de forma integrada com o aprendizado em sala de aula.
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de modo proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
Das exigências e critérios específicos
I - O estágio não obrigatório do curso de Ciências Contábeis envolve atividades relacionadas à área empresarial a serem desenvolvidas em empresas e organizações nas atividades ligadas à contabilidade, gestão, controles e registros de sistemas e áreas vinculadas ao controle gerencial e financeiro.
II - O estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para o acadêmico iniciar a atuação profissional como colaborador no desenvolvimento de atividades coordenadas pelo supervisor de campo designado pela unidade ou empresa concedente, desenvolvendo os conhecimentos, competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
Parágrafo único. O estagiário deverá ser supervisionado na empresa por um contador, por um profissional com nível superior nas áreas de gestão e/ou por um profissional com experiência na atividade.
Das áreas/atividades de atuação
As atividades que o estagiário poderá desempenhar em empresas e organizações serão de apoio e auxiliares, sendo vedado assumir a responsabilidade técnica da escrituração contábil da empresa ou entidade em que estiver estagiando.
Considerando que as atividades a serem desenvolvidas estão sujeitas à supervisão da instituição formadora e de pessoa designada pela empresa, o estudante que estiver cursando ou tiver concluído 160 horas poderá desenvolver as atividades listadas abaixo:
Atividades a serem desenvolvidas:
- organização de documentos e arquivamento;
- emissão de documentos fiscais;
- preparação, separação, classificação e codificação de documentos para contabilização;
- digitação de documentos/lançamentos contábeis e fiscais;
- rotinas e pesquisas com uso dos recursos da internet, sites, programas legais e fiscais;
- elaboração de relatórios, planilhas e controles internos;
- preenchimento de declarações e documentos de arrecadação de impostos;
- geração, controle e impressão de livros fiscais e societários;
- protocolo, entrega, recepção e controle da retirada de documentos nas repartições e órgãos públicos, municipais, estaduais e federais;
- atendimento e orientação de clientes ou correntistas em sistemas informatizados, pesquisa de cadastro e fornecimento de informações, consulta a saldos e informação e auxílio no preenchimento de fichas de registros e outros documentos.
As atividades não enumeradas e que venham a surgir somente podem ser autorizadas como estágio mediante análise e consentimento do professor supervisor do estágio.
Locais para realização do estágio: empresas em geral/escritórios de contabilidade/escritórios e setores administrativos, financeiros, de recursos humanos de organizações como cooperativas, instituições financeiras, secretarias e repartições públicas.
Das atribuições
Do professor supervisor de estágio
A supervisão do estágio não obrigatório fica ao encargo do coordenador do curso ou de um professor indicado por ele, ao qual cabe acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na unidade concedente.
Do supervisor da parte concedente
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários indicado pela empresa contratante como responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior em Contabilidade. Caso a empresa concedente não conte com profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar um profissional com formação superior em outras áreas, com tempo de experiência profissional nas áreas de atuação, desde que esta fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades estabelecidas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no regulamento de estágio não obrigatório do curso de Ciências Contábeis e na Resolução 042/Consun/Univates, de 02 de julho de 2018.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, nas disposições do regulamento de estágio não obrigatório do curso de Ciências Contábeis e nas normas e orientações da Univates que tratam do assunto.
As atividades acadêmicas complementares objetivam a inserção do acadêmico no meio profissional e a iniciação na pesquisa científica como elementos que contribuam para seu pleno desenvolvimento acadêmico, social e, principalmente, sua iniciação profissional.
As atividades acadêmicas complementares para o curso de Ciências Contábeis podem ser desenvolvidas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional. Assim, durante o desenvolvimento do curso, os acadêmicos devem participar de atividades, em, no mínimo, duas das categorias, visando a produzir ou sistematizar conhecimentos técnico-científicos da área e a promover a interação entre o curso e as comunidades da região.
É requisito para cursar o componente curricular Accounting & Finance Office e para a colação de grau em Ciências Contábeis a integralização de 120 horas em atividades complementares, sendo o máximo de 90 horas por categoria (ensino, pesquisa, extensão ou profissional). As normas gerais para cumprimento desse requisito seguem o que está previsto na regulamentação interna da Instituição sobre o assunto, que se ampara nas normas legais existentes.
Para efeitos de integralização, as atividades complementares devem ser realizadas pelo acadêmico após o ingresso no curso, com exceção para os componentes curriculares cursados em outros cursos de graduação para a categoria ensino, e são computadas em horas. São consideradas como atividades complementares no curso de Ciências Contábeis as constantes nos quadros que seguem e outras a serem regulamentadas pelos órgãos competentes.
Todas as atividades complementares são validadas pela supervisão da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou pelo coordenador de curso. É competência do Núcleo Docente Estruturante ou do Conselho de Curso compor a lista de atividades aceitas nas categorias ensino, extensão e pesquisa e definir a carga horária a ser considerada para cada atividade.
O Trabalho de Conclusão de Curso constitui requisito obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis e está vinculado ao componente curricular Pesquisa em Contabilidade, ofertado no 8º semestre, com carga horária de 80 horas. Seu objetivo é consolidar a formação acadêmica do estudante por meio da produção de um artigo científico, que demonstre capacidade investigativa, domínio teórico-prático e postura crítica diante de questões relevantes da área contábil.
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
Da natureza e dos objetivos
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) caracteriza-se como atividade didático-pedagógica obrigatória a ser realizada pelos estudantes em áreas afins à contabilidade.
O TCC constitui-se em um processo que visa:
I - à aquisição e ao aprimoramento de conhecimentos;
II - à consolidação e à integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;
III - ao aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos de contabilidade;
IV - ao desenvolvimento de habilidades e competências previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
Da sistemática de organização do Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC é desenvolvido no componente curricular Pesquisa em Contabilidade, ofertado no 8º semestre, com carga horária de 80 horas.
Os estudantes deverão elaborar artigos científicos em grupos, os quais serão alocados a professores orientadores pelo coordenador do TCC.
O tema de pesquisa deve estar alinhado ao interesse e à linha de investigação do professor orientador.
As regras de formatação e estruturação dos artigos devem seguir o padrão da revista científica à qual se pretende realizar a submissão, previamente definida com o professor orientador.
Da coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso e suas atribuições
A orientação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do TCC são de responsabilidade do curso, por meio de professor nomeado como coordenador do TCC, cuja função é organizar a execução dos trabalhos.
Compete ao coordenador do TCC:
I - organizar a alocação dos estudantes em grupos e indicar os respectivos professores orientadores;
II - acompanhar e apoiar o desenvolvimento das atividades previstas;
III - supervisionar o cumprimento das etapas do processo;
IV - organizar a logística das bancas de apresentação e defesa;
V - efetuar os registros acadêmicos referentes à realização do TCC.
Do professor orientador e suas atribuições
Compete ao professor orientador:
I - propor linhas e temas de pesquisa dentro de sua área de interesse, de modo a orientar a escolha dos grupos;
II - acompanhar, supervisionar e orientar os estudantes no desenvolvimento das etapas do TCC;
III - auxiliar na definição da revista científica adequada para submissão do artigo e orientar quanto às normas de formatação exigidas;
IV - realizar encontros de orientação individuais ou coletivos com os grupos sob sua responsabilidade;
V - avaliar o engajamento e a participação dos estudantes em todas as etapas do processo;
VI - atribuir nota parcial referente ao desenvolvimento do trabalho escrito;
VII - compor a banca avaliadora e participar da atribuição da nota final do TCC.
Do acadêmico em fase de Trabalho de Conclusão de Curso e suas atribuições
São atribuições dos estudantes em fase de TCC:
I - integrar-se ao grupo ao qual foi alocado e colaborar de forma ativa no desenvolvimento do trabalho;
II - desenvolver artigo científico em conformidade com o tema proposto pelo professor orientador;
III - cumprir as atividades previstas no plano de trabalho definido pelo orientador;
IV - observar integralmente o padrão de formatação da revista científica escolhida para submissão do artigo;
V - participar de forma assídua e pontual nas reuniões de orientação e demais atividades programadas;
VI - entregar os documentos e relatórios nos prazos estabelecidos;
VII - apresentar e defender publicamente o artigo perante banca avaliadora.
Da avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso
A avaliação do TCC é composta por duas etapas:
I - Avaliação pelo professor orientador:
a) análise da qualidade científica e metodológica do artigo;
b) verificação do cumprimento das normas de formatação e submissão da revista escolhida;
c) controle da frequência mínima exigida de 75% nas atividades programadas;
d) entrega do artigo final nos prazos estabelecidos.
II - Avaliação pela banca examinadora:
a) defesa pública do artigo científico em data e horário definidos pela coordenação;
b) apresentação oral clara, estruturada e fundamentada;
c) capacidade de argumentação e defesa diante dos questionamentos da banca;
d) análise da relevância acadêmica e profissional do trabalho.
A banca será composta por no mínimo três professores, sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador do grupo.
A nota final do Trabalho de Conclusão de Curso resultará da média ponderada entre a avaliação do professor orientador e a da banca examinadora, com critérios e pesos definidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, devidamente homologados pelo Conselho do Curso.
Para fins de frequência, será exigido do estudante o cumprimento de um número mínimo de encontros de orientação, também definido pelo NDE e aprovado pelo Conselho do Curso.
Das disposições finais
Os documentos referentes ao TCC devem ficar arquivados sob responsabilidade da coordenação por um período de cinco anos, como forma de comprovação de sua realização.
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pelo coordenador do curso e pelo coordenador do TCC, podendo ser consultados o NDE e o Conselho do Curso, quando necessário.
O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.