Curso de graduação • Bacharelado Engenharia Elétrica

Características do curso de graduação em Engenharia Elétrica

O Engenheiro Eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas; sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Especifica máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos. Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

 
Carga Horária
3.880h - 5 anos

Turno
Integral (Predominância para o turno da noite)

Modalidade
Presencial
CC: 4Conceito de Curso no MEC
 
 

"
Laboratórios equipados para que o aluno tenha contato com as tecnologias e consiga desenvolver competências e habilidades para ser projetista ou mantenedor das redes modernas de energia.
" Prof. Rodrigo Wolff Porto

DIFERENCIAIS

Atividades práticas
Na área de eletroeletrônica desde o primeiro semestre do curso

Área de energia elétrica
Foco na área de energia elétrica e sua utilização no âmbito industrial

Pesquisa consolidada
Nas áreas de eficiência energética e fontes alternativas de energia

Formas de ingresso

A Univates oferece diversas opções para ingresso na Instituição: a prova do vestibular, que ocorre em dois períodos no ano, por meio da nota do ENEM, Portadores de Diploma de Curso Superior e Transferência Externa (transferência de outra instituição).

saiba mais

 
 

Mercado de trabalho do curso de Engenharia Elétrica

O Engenheiro Eletricista formado pela Univates poderá atuar em indústrias de transformação em geral, em empresas e concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; em indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação de energia, fontes de energia renovável; nos órgãos reguladores do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Financiamentos
Conheça as opções de financiamento estudantil que a Univates oferece, entre elas o FIES, para o curso de Engenharia Elétrica. saiba mais
Intercâmbio
A Univates possibilita diversas opções de intercâmbio para destinos como: Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. saiba mais
Localização
O curso de graduação de Engenharia Elétrica ocorre no campus de Lajeado/RS. saiba mais
Tenho Interesse

Gostaria de receber mais informações sobre o curso? Preencha seus dados abaixo que em breve entraremos em contato:

 
Ficou com dúvidas?
Contate-nos.

Coordenação
juliano schirmbeck
eng-eletrica@univates.br

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5227 e 5323
Sala 218-11
 
Tenho Interesse