A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DA PREVIDÊNCIA RURAL PARA O NORDESTE NO DEBATE AMPLO DA SEGURIDADE SOCIAL

Autores

  • Thayse Andrezza Oliveira Do Bu Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, professora do PRONATEC-PB e servidora pública estatutária do Governo do Estado da Paraíba.
  • Thaís Marculino da Silva Professora substituta, Auxiliar, Nível 1, da UFCG/UAECON e mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG
  • Ricardo Schmidt Filho Dr. Professor da Unidade Acadêmica de Economia – UFCG.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1437

Palavras-chave:

Constituição Federal de 1988, Previdência rural, Importância socioeconômica.

Resumo

Desde a década de 1990, a Previdência Social do Brasil, tem sido cenário de polêmicas e divergentes discussões entre especialistas. De um lado, alguns alegam a insustentabilidade financeira da Previdência Social, em decorrência do envelhecimento populacional e a concessão de aposentadoria por idade, principalmente no campo, sem ter havido a contrapartida de contribuição. Por outro lado, há os que alicerçados na Constituição Federal de 1988 apontem as falácias em torno da tese da existência de déficit na Previdência. Posto isto, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental (Associação Brasileira de Auditores Ficais da União - ANFIP; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; Ministério da Previdência Social - MPS), o estudo em tela tem como objetivo geral analisar a importância socioeconômica da Previdência Rural Brasileira, com ênfase no Nordeste do país. Como considerações constata-se a importância socioeconômica da aposentadoria rural, especialmente, no Nordeste do Brasil, não só para reduzir o nível de pobreza e desigualdade de renda, mas também como um seguro agrícola, sendo mais importante para os municípios do Nordeste do que o Fundo de Participação dos Municípios.

Biografia do Autor

Thayse Andrezza Oliveira Do Bu, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, professora do PRONATEC-PB e servidora pública estatutária do Governo do Estado da Paraíba.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014). Especialista em Gestão Ambiental (2015) e Especialista em Economia (2016), ambos pela Faculdade Internacional Signorelli, Pós-graduanda stricto sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tem experiência na área de Economia do Setor Público, Teoria Econômica, Teorias do Desenvolvimento, principalmente, trabalhando com os conceitos de Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Sustentável com ênfase em temas relacionados à Economia Regional, Gestão Pública e Gestão Ambiental e Planejamento Urbano Local. Por fim, é professora do PRONATEC-PB e servidora pública estatutária do Governo do Estado da Paraíba.

Thaís Marculino da Silva, Professora substituta, Auxiliar, Nível 1, da UFCG/UAECON e mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Internacional Signorelli; especialista em Gestão Empreendedora e Inovação pela Universidade Estadual da Paraíba e mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela UFCG. Ademais, é professora substituta, Auxiliar, Nível 1, da UFCG/UAECON.

Ricardo Schmidt Filho, Dr. Professor da Unidade Acadêmica de Economia – UFCG.

Possui Graduação (2005) e Mestrado (2007) em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2011). Professor Adjunto III da Unidade Acadêmica de Economia e Finanças da Universidade Federal de Campina Grande. Tem Experiência nas áreas: Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia, Economia Rural, História Econômica, Economia Estruturalista, Economia Neo-Schumpeteriana e Economia Brasileira.

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

DO BU, Thayse Andrezza Oliveira; SILVA, Thaís Marculino da; SCHMIDT FILHO, Ricardo. A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DA PREVIDÊNCIA RURAL PARA O NORDESTE NO DEBATE AMPLO DA SEGURIDADE SOCIAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1437. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1437. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos