DESEMPENHO DA PROVISÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NO CEARÁ

Autores

  • Erivelton de Souza Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Francisco Diego Guedes Ferreira
  • Eliane Pinheiro de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1490

Palavras-chave:

saneamento básico, análise fatorial, Lei Nacional de Saneamento Básico.

Resumo

Em face da relevância do saneamento básico para a saúde pública e o meio ambiente, este estudo se propõe a mensurar um Índice de Desempenho da provisão dos serviços de Saneamento Básico (IDSB) no estado do Ceará e comparar o IDSB dos municípios cearenses antes e após a vigência da Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB). Essa lei visa o delineamento de novas políticas setoriais para a ampliação do acesso universal à água e do saneamento básico, via incremento de investimentos. Para atender a tais objetivos, empregou-se o método multivariado de análise fatorial. Os dados utilizados foram provenientes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e referem-se aos anos de 2006 e 2015. Os resultados mostraram que, apesar da predominância do IDSB intermediário nos dois períodos considerados, parcela majoritária dos municípios cearenses registrou uma melhoria no desempenho da provisão dos serviços de saneamento básico após a implementação da Lei Nacional de Saneamento Básico, uma vez que cerca de 39% dos municípios analisados passaram do nível baixo para intermediário.

Biografia do Autor

Erivelton de Souza Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Bolsista pelo Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

Francisco Diego Guedes Ferreira

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Bolsista de Iniciação Cientifica pelo Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

Eliane Pinheiro de Sousa

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, , Pós-Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

NUNES, Erivelton de Souza; FERREIRA, Francisco Diego Guedes; SOUSA, Eliane Pinheiro de. DESEMPENHO DA PROVISÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NO CEARÁ. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1490. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1490. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos