GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO: OS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINSTRATIVOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS DE ARAGUAÍNA, EM 2016

Autores

  • Gilberto Soares da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Andreia de Carvalho Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1560

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Capacitação, Técnico-Administrativos.

Resumo

A área de gestão de pessoas no setor público passou por importantes alterações nas últimas décadas. E, no caso brasileiro, os últimos 10 anos foram cruciais para a efetivação dessas mudanças. Nesse período, algumas políticas foram reformuladas, dentre elas, normas e procedimentos foram regulamentados para a criação de novos perfis de qualificação profissional. Objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a percepção dos gestores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Araguaína, no que concerne às políticas de capacitação dos servidores técnico-administrativos. Para isso, utilizou-se uma pesquisa, majoritariamente, qualitativa e exploratória, por meio da aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturados com os gestores da instituição. Os dados gerados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2009), e, tendo como validação, a observação participante, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os principais resultados apontam que os gestores reconhecem a importância das ações de capacitação no Campus e ressaltam que são fundamentais para o crescimento individual e institucional. Contudo, dentre os principais desafios apontados, tem-se as restrições orçamentárias e o quadro de pessoal, seja na oferta dos cursos, seja na desmotivação por parte dos servidores. Cumpre destacar que, embora ainda se tenha um longo caminho para a efetividade dessas capacitações, os gestores reforçam o que vem sendo realizado pelos setores responsáveis pela promoção das políticas, principalmente, pela relevância destes cursos no desenvolvimento de ações setoriais pelos servidores capacitados.

Biografia do Autor

Gilberto Soares da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2012); Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente, pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (2015); Mestre em Gestão de políticas Públicas (Mestrado Profissional), pela Universidade Federal do Tocantins. Servidor Público, Administrador, na Universidade Federal do Tocantins - TO, atualmente responsável pelo Setor de Formação e Qualificação, vinculado à Gerência de Desenvolvimento Humano.

Andreia de Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins

Licenciatura em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Administração Pública com ênfase em Gestão universitária pela UFT; Mestranda em Estudos de Cultura e Território pela UFT. Técnica em Assuntos Educacionais, servidora pública federal, lotado na Gerência de Desenvolvimento Humano, na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-09-2018

Como Citar

SILVA, Gilberto Soares da; SILVA, Andreia de Carvalho. GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO: OS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINSTRATIVOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS DE ARAGUAÍNA, EM 2016. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1560. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1560. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos