FATORES DETERMINANTES DO CONSUMO DE AÇO: UM PAINEL DE DADOS PARA PAÍSES

Autores

  • Louyze Anne Mayonne Lima Santos Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A - USIMINAS - Estagiária Superior.
  • Hilton Manoel Dias Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Campus Governador Valadares / Professor Adjunto no Departamento de Economia.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1881

Palavras-chave:

Siderurgia, Consumo de Aço, Fatores sistêmicos

Resumo

Diante da observação das oscilações do consumo de aço nas maiores potências siderúrgicas mundiais, o presente estudo tem por objetivo analisar como alguns fatores sistêmicos, tais como as taxas de industrialização, de importação, de urbanização e salário médio, podem influenciar o desenvolvimento do setor siderúrgico, medido a partir do consumo de aço per capita dos países. Para tanto, foram selecionados 133 países, com base em dados extraídos da World Steel Association e do Banco Mundial, para os anos de 1995 a 2016. A estratégia empírica envolve a análise de dados em painel e os principais resultados indicam a presença de heterogeneidade não observada e a necessidade de controle dos efeitos aleatórios, sendo que os coeficientes das variáveis foram, em sua maioria, positivos, revelando que fatores econômicos sistêmicos como salário médio, taxas de urbanização, importação e industrialização são variáveis importantes para a discussão sobre o desenvolvimento industrial e econômico dos países, ligado aqui ao consumo de aço, insumo básico de uma série de segmentos da indústria de transformação.

Biografia do Autor

Louyze Anne Mayonne Lima Santos, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A - USIMINAS - Estagiária Superior.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Colaboradora do Grupo de Pesquisa - Econúcleo: Estudos Socioeconômicos. Atualmente é estagiária superior da Usiminas.

Hilton Manoel Dias Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Campus Governador Valadares / Professor Adjunto no Departamento de Economia.

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Experiência em políticas públicas na área de inovação e desenvolvimento regional em Minas Gerais. Interessado em pesquisas nas áreas de Economia Institucional, Regional, Economia Mineira, Inovação e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

SANTOS, Louyze Anne Mayonne Lima; RIBEIRO, Hilton Manoel Dias. FATORES DETERMINANTES DO CONSUMO DE AÇO: UM PAINEL DE DADOS PARA PAÍSES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1881. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1881. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos