INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INDÚSTRIAS COMPETITIVAS DO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE NA COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA LTDA. – RS

Autores

  • Ana Cláudia Machado Padilha UFP
  • Lessandra Scherer Severo UFRGS
  • Natália de Aguillar Delgado UFRGS
  • Tania Nunes da Silva UFRGS

Resumo

Pressões concorrenciais de ordem internacional vêm impulsionando o aumento de investimentos em P&D na vitivinicultura nacional. O estudo teve como objetivo analisar as mudanças e inovações na vitivinicultura e identificar as inovações adotadas pela Cooperativa Vinícola Aurora Ltda. O método utilizado foi o estudo de caso e os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com especialistas e demais integrantes da equipe que elaborou o Programa de Desenvolvimento Estratégico do Setor Vitivinícola do RS Visão 2025. Como resultados, percebeu-se que as inovações surgem devido à pressão do mercado, introduzindo novas variedades de cultivares, embalagens, cultivo, manejo e melhoramento genético da produção.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado Padilha, UFP

Professora Pesquisadora do Curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em Agronegócio pelo PPG-Agronegócios (CEPAN/UFRGS)

Lessandra Scherer Severo, UFRGS

Mestre em Administração (EA-UFRGS) - Concentração Gestão da Tecnologia e Inovação.

Natália de Aguillar Delgado, UFRGS

Mestre em Administração (EA-UFRGS) Concentração Gestão da Tecnologia e Inovação. Professora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Tania Nunes da Silva, UFRGS

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRGS)

Downloads

Publicado

29-06-2010

Como Citar

MACHADO PADILHA, Ana Cláudia; SEVERO, Lessandra Scherer; DELGADO, Natália de Aguillar; DA SILVA, Tania Nunes. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INDÚSTRIAS COMPETITIVAS DO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE NA COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA LTDA. – RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/535. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos