EFEITO DA APLICAÇÃO DO FMEA NA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – PRODUTO

Autores

  • Roberto Carlos Bonanomi PUCPR
  • Wesley Vieira da Silva PUCPR
  • Ubiratã Tortato PUCPR
  • Daniela Torres da Rocha PUCPR

Palavras-chave:

Riscos de Projetos. Desenvolvimento de Softwares.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma forma alternativa para priorização dos riscos em projetos de desenvolvimentos de software, no âmbito do desenvolvimento de produto. Este trabalho fez um estudo de caso em uma organização de desenvolvimento de software para analisar os riscos levando-se em conta projetos passados. Foram usados os métodos tradicionais (probabilidade versus impactos) e o uso do Failure Mode and Effect Analysis (FMEA). Os resultados apresentam mais acerto para o uso do método FMEA no gerenciamento dos riscos em projetos de software.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Bonanomi, PUCPR

Mestre em Administração pela PUCPR.

Wesley Vieira da Silva, PUCPR

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é NDR6 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Trabalha atualmente nas áreas de Administração, Economia e C. Contábeis, com ênfase nas seguintes temáticas: Finanças Comportamentais Gestão Esportiva e Gerenciamento de Riscos.

Ubiratã Tortato, PUCPR

Dr. em Engenharia de Produção, 2006, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Áreas preferenciais de atuação: Logística, Canais de Distribuição, Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Estrutura Organizacional.

Daniela Torres da Rocha, PUCPR

Doutoranda em Administração pela PUCPR.

Downloads

Publicado

14-06-2012

Como Citar

BONANOMI, Roberto Carlos; VIEIRA DA SILVA, Wesley; TORTATO, Ubiratã; TORRES DA ROCHA, Daniela. EFEITO DA APLICAÇÃO DO FMEA NA PRIORIZAÇÃO DE RISCOS DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – PRODUTO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/566. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos