VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS

Autores

  • Carla Regina Horst Univates
  • Marlon Dalmoro

Palavras-chave:

Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.

Resumo

Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade.

Biografia do Autor

Carla Regina Horst, Univates

Varejo sustentável - Marketing

Downloads

Publicado

23-12-2012

Como Citar

HORST, Carla Regina; DALMORO, Marlon. VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 19, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos