A VISÃO DOS MOBILIZADORES DO PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA SOBRE O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO PARA A LIDERANÇA DE SEUS GRUPOS

Autores

  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Lisandra Taschetto Murini Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lourdes Maria Staudt Dill Projeto Esperança/Cooesperança

Palavras-chave:

Liderança. Mobilizadores. Capacitação.

Resumo

Dentro do movimento da Economia Solidária encontra-se o Projeto Esperança/Cooesperança, numa posição de destaque pela sua organização e dinâmica no processo de formação e condução de seus projetos sociais e feiras. Assim, este artigo tem como objetivo conhecer a visão dos mobilizadores do Projeto Esperança/Cooesperança sobre o seu processo de capacitação. Para isso, desenvolveu-se um estudo com 50 mobilizadores integrantes do Projeto, por meio de um roteiro de entrevista padronizado. Como resultados observa-se que os mobilizadores percebem a capacitação desenvolvida pelos formadores de maneira bastante positiva. No entanto, algumas competências precisam ser melhor desenvolvidas.

Biografia do Autor

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor e Coordenador de Pesquisa do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano.

Lisandra Taschetto Murini, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Assistente do Centro Universitário Franciscano.

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Graduanda Lato Sensu em Finanças e Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano.

Lourdes Maria Staudt Dill, Projeto Esperança/Cooesperança

Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança de Santa Maria.

Downloads

Publicado

23-06-2013

Como Citar

DENARDIN, Élio Sérgio; MURINI, Lisandra Taschetto; MEDEIROS, Flaviani Souto Bolzan; STAUDT DILL, Lourdes Maria. A VISÃO DOS MOBILIZADORES DO PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA SOBRE O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO PARA A LIDERANÇA DE SEUS GRUPOS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/580. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos