IDENTIFICANDO MOTIVOS DE COMPRAS EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS DE VAREJO LOCALIZADOS PRÓXIMOS A GRANDES CONCORRENTES

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges Univates
  • Renata Gonçalves Santos Silva PUC-RS
  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar UNIVATES
  • Gustavo Mioranza

Palavras-chave:

Varejo alimentício. Competição. Variáveis determinantes para compra.

Resumo

Pequenos e grandes competidores muitas vezes competem pelo mesmo consumidor, principalmente se estiverem localizados próximos um do outro. No entanto, nem sempre consumidores optam por grandes marcas; em muitos casos, consumidores preferem comprar em pequenos estabelecimentos, inclusive em pequenas lojas de varejo alimentício, setor investigado neste artigo. Sendo assim, por meio de entrevistas em profundidade com proprietários de pequenos comércios varejistas, localizados a uma distância máxima de 500 metros de um forte competidor, descobriu-se que, na opinião dos entrevistados, os consumidores preferem comprar nestes pequenos estabelecimentos pelos seguintes motivos: simplicidade, preço mais baixo em alguns produtos, facilidade de crédito, bom atendimento, atendimento informal, não existência de filas, qualidade de alguns produtos e localização.

Downloads

Publicado

23-06-2013

Como Citar

BORGES, Gustavo da Rosa; SILVA, Renata Gonçalves Santos; SINDELAR, Fernanda Cristina Wiebusch; MIORANZA, Gustavo. IDENTIFICANDO MOTIVOS DE COMPRAS EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS DE VAREJO LOCALIZADOS PRÓXIMOS A GRANDES CONCORRENTES. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/581. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos