ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE UPPSALA: CAMINHOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Fábio Dal-Soto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Juliano Nunes Alves Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Anieli Ebling Bulé Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Internacionalização. Modelo de Uppsala. Empresas brasileiras.

Resumo

O processo de internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em diferentes contextos. Este ensaio teórico centra-se na perspectiva comportamental das teorias de internacionalização, com foco no Modelo de Uppsala, devido ao seu caráter precursor nessa linha de pensamento e se fundamentar na internacionalização gradual das empresas em mercados psiquicamente próximos. O objetivo central deste trabalho é analisar a contribuição do Modelo de Uppsala na compreensão dos processos de internacionalização de empresas, em especial as brasileiras. Para isso, o estudo busca responder cinco questões básicas do processo de internacionalização: por que, o que, quando, onde e como as empresas internacionalizam suas atividades. As respostas a essas questões mostram as principais contribuições e críticas ao Modelo de Uppsala e a relação com as empresas brasileiras. Sugere-se, por fim, a utilização dos pressupostos do Modelo de Uppsala como embasamento parcial ou integral para os processos de internacionalização das empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, considerando sua base comportamental e suas características de envolvimento gradual e acúmulo de conhecimento de acordo com as decisões de comprometimento com o mercado internacional.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Professor do Curso de Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Doutorando em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Juliano Nunes Alves, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Coordenador do Curso de Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Anieli Ebling Bulé, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

14-08-2014

Como Citar

DAL-SOTO, Fábio; ALVES, Juliano Nunes; BULÉ, Anieli Ebling. ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE UPPSALA: CAMINHOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/609. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos