POBREZA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL A PARTIR DE INDICADORES MULTI E UNIDIMENSIONAIS

Autores

  • José Flávio Avila Universidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Izete Pengo Bagolin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pobreza. Análise Espacial. Índices Multidimensionais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a distribuição espacial da pobreza no Rio Grande do Sul (RS) a partir de índices municipais de pobreza. Os índices foram utilizados para a criação de rankings municipais da pobreza que, comparados ao ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), mostraram ser consistentes para a mensuração da pobreza no estado. O estudo encontrou evidências de um padrão de associação espacial da pobreza no RS e da existência de clusters de pobreza. Os resultados mostraram que métodos de aferição da pobreza com base apenas na renda tendem a subestimar sua intensidade e distribuição, dificultando a implantação de políticas que busquem eliminá-la.

Biografia do Autor

José Flávio Avila, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS

Izete Pengo Bagolin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Economia pela UFRGS e Professora Titular do PPGE/PUCRS

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

AVILA, José Flávio; BAGOLIN, Izete Pengo. POBREZA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL A PARTIR DE INDICADORES MULTI E UNIDIMENSIONAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/614. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos