INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO VESTUÁRIO: O CASO DAS INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE SARANDI-RS

Autores

  • Luiz Fernando Fritz Filho Universidade de Passo Fundo
  • Gabriela Zanetti Universidade de Passo Fundo
  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo
  • Karen Beltrame Becker Fritz Universidade de Passo Fundo
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

inovação, indústrias do vestuário, competitividade

Resumo

Esta pesquisa analisou as inovações tecnológicas em processos e produtos adotadas pelas indústrias do vestuário de Sarandi-RS. Em termos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo estudo de caso, em que foram investigadas dezoito indústrias do setor. Como resultados significativos destacam-se os baixos níveis de investimentos em inovações do tipo incremental e a falta de mão de obra qualificada. Entre as principais inovações em produtos foram identificados o uso de fibras modernas/atualizadas e o desenvolvimento de coleções com design moderno em produtos específicos com uso de matéria-prima diferenciada. A inovação em processos volta-se para a aquisição de máquinas modernas/atualizadas, mudança no layout e técnicas de redução de custos. Palavras-chave: Inovação. Indústrias do vestuário. Competitividade.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Fritz Filho, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Administração (PUC-RS), Doutor em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS), Professor Pesquisador na Universidade de Passo Fundo (UPF)

Gabriela Zanetti, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Administração (UPF)

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Ciências Contábeis (UPF), Doutora em Agronegócio (CEPAN/UFRGS), Professora Pesquisadora na Universidade de Passo Fundo (UPF)

Karen Beltrame Becker Fritz, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS), Professora do Mestrado em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda (UPF), Doutora em Engenharia da Produção (UFRGS), Professora Pesquisadora na Universidade de Passo Fundo (UPF)

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

FRITZ FILHO, Luiz Fernando; ZANETTI, Gabriela; MACHADO PADILHA, Ana Claudia; FRITZ, Karen Beltrame Becker; MEDEIROS, Janine Fleith de. INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO VESTUÁRIO: O CASO DAS INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE SARANDI-RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/624. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos