PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO REUNI: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES MINEIRAS

Autores

  • Ricardo Gandini Lugão Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa
  • Antônio Carlos Brunozi Júnior Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Palavras-chave:

Educação Superior, REUNI, Expansão, Planejamento, Avaliação.

Resumo

Com o propósito de criar condições para a ampliação do acesso e da permanência na educação superior, aumentar a qualidade dos cursos e otimizar recursos estruturais e humanos existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Governo Federal criou, no ano de 2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo de planejamento e de implantação desse programa em IFES de Minas Gerais. Para tanto, foram entrevistados pró-reitores de diversas áreas e de quatro Instituições, os quais também responderam a um questionário, submetido à análise de conteúdo. Foi analisada ainda a legislação pertinente ao REUNI e os projetos de adesão ao programa das Universidades envolvidas. Constatou-se que os resultados advindos do programa de expansão planejado, com tempo mínimo para planejamento, poderão ser contrários aos objetivos propostos pelo REUNI e ter impactos negativos a curto e a longo prazos nas Instituições, principalmente na queda da qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Ricardo Gandini Lugão, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico Administrativo da Universidade Federal de Viçosa.

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Docente do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Antônio Carlos Brunozi Júnior, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Doutorando em Ciências Contábeis pela Unisinos. Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

04-06-2015

Como Citar

LUGÃO, Ricardo Gandini; ABRANTES, Luiz Antônio; BRUNOZI JÚNIOR, Antônio Carlos. PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO REUNI: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES MINEIRAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/632. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos