DIVERSIDADE CULTURAL E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Rosilene Andreia Rambo UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES

Palavras-chave:

Cultura brasileira, Cultura organizacional, Sistemas contábeis, IFRS, Gestão da diversidade

Resumo

Este trabalho investiga os desafios e impactos culturais causados pela adequação das normas brasileiras às normas internacionais de contabilidade (IFRS) em uma entidade alimentícia com sede em diferentes regiões do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados deu-se por meio de entrevista em profundidade, descrevendo a percepção de três sujeitos que se envolveram diretamente nesse processo. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo e geraram quatro categorias. As características de cada cultura ficaram evidentes no ambiente de trabalho, sendo a cultura do RS marcada pela forte presença do trabalho, enquanto que, em GO, foi evidenciada pela sua cordialidade.

Biografia do Autor

Rosilene Andreia Rambo, UNIVATES

Graduada em Ciências Contábeis pela UNIVATES. Analista de Recursos Humanos.

Liciane Diehl, UNIVATES

Psicóloga. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Mestra em Psicologia Social. Coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos. Professora Universitária. Consultora de RH.

Downloads

Publicado

04-06-2015

Como Citar

RAMBO, Rosilene Andreia; DIEHL, Liciane. DIVERSIDADE CULTURAL E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/633. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos