PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)

Autores

  • Daiane Thaise de Oliveira Faoro UNICRUZ
  • Fabio Dal-Soto unicruz
  • Ana Paula Alf Lima Ferreira UNICRUZ

Palavras-chave:

Internacionalização1, Ensino Superior2, UCS3.

Resumo

Este artigo objetiva analisar os processos de internacionalização desenvolvidos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para esta investigação, optou-se pela utilização do método de estudo de caso único, com base na estrutura teórica de Rudzki (1998), sendo utilizados para a coleta de dados, diversas fontes de pesquisa, entre elas as documentações direta (entrevista semiestruturada com a responsável pela área de internacionalização da Instituição de Ensino Superior - IES estudada, a qual foi realizada in loco) e indireta, pesquisa de informações já formalizada pela IES, estudada por meio de documentos internos, materiais de divulgação e no seu próprio site na internet. Observou-se que a UCS vem mantendo abordagem proativa frente ao processo de internacionalização. Inicialmente não existia um setor destinado à assessoria internacional, mas devido à expansão da instituição há um setor específico para essa área. Quanto à mobilidade acadêmica, a UCS encara a mobilidade de alunos estrangeiros como uma fortaleza, reconhecida pela comunidade institucional, mantendo quadro permanente de mobilidade acadêmica.

Biografia do Autor

Daiane Thaise de Oliveira Faoro, UNICRUZ

Acadêmica do curso de Administração da Unicruz

Fabio Dal-Soto, unicruz

Mestre em Administração pela Unissinos; Doutorando em Administração pela Unissinos

Ana Paula Alf Lima Ferreira, UNICRUZ

GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO - UNICRUZ MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO - UNICRUZ

Downloads

Publicado

04-06-2015

Como Citar

FAORO, Daiane Thaise de Oliveira; DAL-SOTO, Fabio; ALF LIMA FERREIRA, Ana Paula. PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS). Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/640. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos