O CICLO PDCA EM SEUS CICLOS NÃO VISTOS: BUSCANDO A COMPREENSÃO ALÉM DA PRESCRIÇÃO

Autores

  • Francisco Oliveira Machado Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Regras. Rotinas. Aprendizagem. Ciclo PDCA. Estratégia como Prática.

Resumo

O ciclo PDCA é uma ferramenta consolidada nos estudos de qualidade, porém, carece da inserção em si de definição do papel de liderança ao seu executar: quem faz o que no fluxo do processo? Esse questionamento perdura sem resposta. Este estudo teórico conceitual insere no debate os papéis do fazedor, do supervisor e do seguidor de regra, quando da ativação e da passagem pelas etapas do PDCA. Para tanto, analizou-se o entendimento da literatura acerca de rotinas, estratégia como prática e algumas considerações sobre aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma nova versão desse ciclo, uma nova modelagem para esclarecer quem é a liderança na estratégia da qualidade nas organizações.

Biografia do Autor

Francisco Oliveira Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel e Doutor em Administração, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto licenciado, lotado no Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

MACHADO, Francisco Oliveira. O CICLO PDCA EM SEUS CICLOS NÃO VISTOS: BUSCANDO A COMPREENSÃO ALÉM DA PRESCRIÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/656. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos