ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS EM ESTRELA/RS/BRASIL

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino Centro Universitário Univates
  • Odorico Konrad Centro Universitário Univates
  • Luciana Turatti Centro Universitário Univates.
  • Shirlei Inês Mendes da Silva

Palavras-chave:

Resíduos sólidos domésticos. Gestão pública. Coleta seletiva. Representações sociais.

Resumo

Devido ao crescimento contínuo da produção de resíduos na sociedade, coloca-se o desafio: como atores de diferentes campos sociais envolvidos na rede organizada em torno dos resíduos sólidos domésticos constroem representações sociais sobre os resíduos sólidos domésticos e que caminhos essas representações apontam para incrementar a gestão da política pública de coleta seletiva? Este artigo é pesquisa interdisciplinar realizada no município de Estrela, no Vale do Taquari-RS. Utilizaram-se metodologias quanti-qualitativas. Como resultado apontam-se caminhos para qualificar a gestão dos resíduos sólidos domésticos.

Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino, Centro Universitário Univates

Doutora em Comunicação, Professora do PPGAD Ambiente e Desenvolvimento e do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas do Centro Universitário Univates.

Odorico Konrad, Centro Universitário Univates

Doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária, Professor do PPGAD Ambiente e Desenvolvimento e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Centro Universitário Univates.

Luciana Turatti, Centro Universitário Univates.

Doutora em Direito, Professora Colaboradora do PPGAD Ambiente e Desenvolvimento e do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas do Centro Universitário Univates.

Shirlei Inês Mendes da Silva

Mestre em Ciência Política, UFRGS.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

MAZZARINO, Jane Márcia; KONRAD, Odorico; TURATTI, Luciana; SILVA, Shirlei Inês Mendes da. ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS EM ESTRELA/RS/BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/666. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos