A CONCEPÇÃO DA ESTRATÉGIA DA COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI A PARTIR DE VALORES ORGANIZACIONAIS E PRINCÍPIOS COOPERATIVOS

João Carlos Britto, Jane Márcia Mazzarino, Júlia Elizabete Barden

Resumo


Este artigo avalia a relação da concepção da estratégia de produção e comercialização de produtos orgânicos da Cooperativa Vinícola Garibaldi (Coviga), com seus valores organizacionais e princípios cooperativos. Para tanto, foram realizados estudo bibliográfico, com levantamento documental, e entrevistas em profundidade com os sujeitos proponentes da estratégia e seus principais implementadores na cooperativa, além de produtores de uvas orgânicas cooperativados. Como resultado, pôde-se identificar que os valores e princípios foram os norteadores da tomada de decisão estratégica que resultou em ganhos econômicos e socioambientais.

Palavras-chave


: Estratégia. Valores organizacionais. Sustentabilidade. Cooperativismo. Estudo qualitativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 João Carlos Britto, Jane Márcia Mazzarino, Júlia Elizabete Barden

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: