VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: EXPERIMENTANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Derli Juliano Neuenfeldt, Anderson de Lima

Resumo


Este estudo tem como objetivos propor vivências com a natureza a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Arvorezinha/RS e analisar os significados dessa experiência. Além disso, verifica-se se a escola analisada vem utilizando a natureza, por meio dos pontos turísticos do município, como possibilidades de educar ambientalmente seus alunos. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e para a aplicação da vivências utilizou-se o Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a). Foram realizadas três vivências com a natureza, uma entrevista com a direção da escola, questionários com 17 alunos participantes e diários de campo para registro das práticas. Constatou-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalha o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém, a principal promotora dessas atividades é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências, surgiram sentimentos de alegria, felicidade, diversão e medo.

Palavras-chave


Vivências; Educação Ambiental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Natureza.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Derli Juliano Neuenfeldt, Anderson de Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: