Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Signos
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódico Univates
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 46 n. 1 (2025)
v. 46 n. 1 (2025)
Publicado:
08-08-2025
EXPEDIENTE
Angélica Vier Munhoz
PDF
ENSINO DA CARTOGRAFIA EM RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO PRODUTIVO - CETEP
Kauane Araújo Nunes, Glauber Barros Alves Costa
PDF
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES
Raquel Tusi Tamiosso, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho
PDF
A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Sebastiao Fabiano de Queiroz Souza, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento
PDF
PERSPECTIVAS PARA A ESCRITA ORTOGRÁFICA APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Luíza Vignoli Campos Lacerda
PDF
CARTOGRAFIAS DO ATELIÊ PRATEADO: O QUE AS CRIANÇAS DIZEM?
Camila Baseggio Gräff, Fabiane Olegário
PDF
A RELEVÂNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, NA VISÃO DE PROFESSORES DO IFSUL
Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
PDF
OS IMPACTOS DAS AÇÕES HUMANAS NO PLANETA TERRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM UM MUSEU INTERATIVO
Diodana Negrini Lisboa , Paulo Diego de Oliveira Navossat, Scheila da Rosa Rocha Serafim, Isabel Cristina Machado de Lara
PDF
WHAT DO BEGINNER STUDENTS FROM A BRAZILIAN LICENTIATE DEGREE IN SCIENCE COURSE REVEAL FACING A THEMATIZED PROBLEM IN LINEAR DIOPHANTINE EQUATIONS CONTEXT?
Wagner Marcelo Pommer
PDF
IDENTIDADE E DIFERENÇA: APROXIMAÇÕES E TENSIONAMENTOS SOBRE O PESQUISAR COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Antonia Fernanda Dutra Pinto, Rozane Alonso Alves
PDF
O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO
Dayvid Batista Da Silva, Bruno Sant’Anna Rodrigues Da Silva , Karina Perrelli Randau
PDF
O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA
Patrícia dos Santos Costa de Oliveira
PDF
ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE
Adriana Cavalcanti dos Santos, Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Viviane Caline de Souza Pinheiro
PDF
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hérica Zanatta, Sérgio Nunes Lopes
PDF
ENTRE O CHÃO DA ESCOLA E O QUARTO DE DESPEJO: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Letícia Regina Marcolin
PDF
FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR
Handel Silas Ribeiro Queiroz, Paulo Sergio Pimentel de Oliveira, Marcos Vinícius Mendes de Oliveira, Marconi Silva de Andrade, Renata de Melo Cardoso Palmares, Felipe da Silva Triani
PDF
INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natália Taís Scherer, Kári Lúcia Forneck
PDF
ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO
Victória Saraiva Martins, Emília Carvalho Leitão Biato
PDF
ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA ILEGIBILIDADE DO TEXTO INFANTIL
Max Mateus Moura da Silva, Juscelino Francisco do Nascimento, Marinalva Aguiar Teixeira Rocha
PDF
LINGUAGEM, CONTROLE SOCIAL E IGNORÂNCIA: REFLEXOS DE “1984” NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS CONTEMPORÂNEAS
Ana Paula Costa, Epaminondas de Matos Margalhães
PDF
ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Morgana Pappen, Amany Abdel Rahman Abu Hwas, Bruna Rezende Martins, Hildegard Hedwig Pohl, Letícia Lorenzoni Lasta, Suzane Beatriz Frantz Krug
PDF
ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Danilo Marcus Barros Cabral, Rivadavia Porto Cavalcante, Juliana Aparecida Silva Costa, Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Mineiro
PDF
A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Renilson Nóbrega Gomes, Márcio Sales Santiago
PDF
ESCAPE ROOM NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Victor Matheus Dahmer, João Vitor Barbosa da Silva, Helena da Rosa Galeski, Everton Bedin
PDF
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Fernanda Rodrigues Pigatto, Graziela Frainer Knoll
PDF
MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Ildoana Paz Oliveira, Jane Márcia Mazzarino, Lucia Ceccato de Lima
PDF
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE
Erisnaldo Francisco Reis, Sarah Fitarelli, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
PDF
CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE
Nivia Rodrigues de Queiróz, Rivadavia Porto Cavalcante
PDF
NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DO BRASIL (BRASÍLIA, 1970-1981)
Mônica Oliveira dos Santos, Juarez José Tuchinski dos Anjos
PDF
MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: PERSPECTIVAS SOCIOINTERATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO
Jeronimo Becker Flores
PDF
A TECNOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SURGIMENTO DA TÉCNICA DA TRADUÇÃO EM LIBRAS
Edilena da Silva Frazão Sausen, Maria Sara de Lima Dias, Anderleia Sotoriva Damke
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Isaías dos Santos Ildebrand, Rejane Ramos Klein, Cátia de Azevedo Fronza
PDF
O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Vinicius Azambuja Ribeiro
PDF
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS
Marcelo Martin Heinrichs, Fabriny Aparecida Souza Mesquita, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Aline Locatelli
PDF
A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Laiene Cabral Martins, Thamiles Brito Seixas, Stephane Ladislau da Cruz, Jaqueline Lima Praia
PDF
A NOÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO NA MEDICINA: DISCURSOS DO COBEM SOB UMA PERSPECTIVA ARQUIVÍSTICA
Lucas Vieira, Ana Caroline de Moraes Oliveira, Etyany Lays Mariano Da Costa, Leide da Conceição Sanches
PDF
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Francisco Machado da Cunha , Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Márcia Maria Lucchese
PDF
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COM A BONECA ABAYOMI: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO NÍVEL SUPERIOR
Hermenegildo Moreira da Costa Neto, Iandra Fernandes Caldas
PDF
MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA
Leo Rodrigo De Sousa Silva Santos, Daniele Trajano Raupp, Anelise Levay Murari
PDF
LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato, Luciano José Vianna
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Tradução automática: