DANÇA NA ESCOLA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO

Manuela Machado Wiebusch, Silvane Fensterseifer Isse

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi compreender como a dança na escola pode ser elemento de criação, comunicação, expressão e linguagem corporal. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS. As intervenções se deram em aulas de dança. Como instrumentos para a coleta das informações foram utilizados observações, filmagens e registros em diário de campo. Os resultados evidenciaram que os alunos sentem dificuldade quando se trata de processo criativo, mostrando insegurança e falta de informações para criar. A dança criativa não vem sendo trabalhada por professores nas aulas de dança, mas existe a possibilidade de trabalhá-la na escola, experimentando novas possibilidades corporais.

Palavras-chave


Dança; Escola; Linguagem Corporal

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Manuela Machado Wiebusch, Silvane Fensterseifer Isse

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: