A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Resumo
Este estudo apresenta uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola localizada em Boa Vista/RR e é resultado parcial de uma dissertação de mestrado defendida no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa consistiu em problematizar a construção de triângulos e quadriláteros com materiais alternativos, como canudos e linha. Os aportes teóricos trazem a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relevância do ensino da geometria. Foi adotada a pesquisa-ação como metodologia para intervenção. A coleta de dados foi realizada a partir do diário de bordo e de questionário aplicado. A prática apontou limitações dos alunos e denotou que os materiais alternativos constituíram-se como recursos adequados para o ensino e a aprendizagem da geometria plana.
Palavras-chave
Aprendizagem Significativa; Ensino de Matemática; Geometria Plana
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Janio Benevides de Souza Nascimento, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: