A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Janio Benevides de Souza Nascimento, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


Este estudo apresenta uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola localizada em Boa Vista/RR e é resultado parcial de uma dissertação de mestrado defendida no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa consistiu em problematizar a construção de triângulos e quadriláteros com materiais alternativos, como canudos e linha. Os aportes teóricos trazem a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relevância do ensino da geometria. Foi adotada a pesquisa-ação como metodologia para intervenção. A coleta de dados foi realizada a partir do diário de bordo e de questionário aplicado. A prática apontou limitações dos alunos e denotou que os materiais alternativos constituíram-se como recursos adequados para o ensino e a aprendizagem da geometria plana.

Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Ensino de Matemática; Geometria Plana

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Janio Benevides de Souza Nascimento, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: