METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA SALA DE AULA: UM OLHAR DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Aline Diesel
  • Michele Roos Marchesan
  • Silvana Neumann Martins

Palavras-chave:

Estratégias de ensino. Metodologias ativas de Ensino. Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Capacitação de Professores.

Resumo

Este artigo teve sua gênese durante a realização da oficina “Metodologias ativas de ensino na sala de aula”. O estudo pretendeu averiguar a percepção de oito professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio sobre o uso de estratégias de ensino norteadas por metodologias ativas. A matriz metodológica neste trabalho de investigação é de abordagem qualitativa, em que se utilizou como instrumento de coleta de dados questionário composto por sete questões abertas. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2012). O referencial teórico que suporta esta investigação está ancorado em Berbel (2011), Moreira (2011), Masetto (2013), Moran (2015), entre outros autores. Com este estudo, averiguou-se que as metodologias ativas de ensino já fazem parte da prática pedagógica dos professores entrevistados, embora muitos não conhecessem a nomenclatura. Mesmo assim, após participarem da oficina, os docentes sentiram-se motivados a utilizar algumas estratégias, norteadas pelo método ativo, que ainda não conheciam.

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

DIESEL, Aline; ROOS MARCHESAN, Michele; MARTINS, Silvana Neumann. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA SALA DE AULA: UM OLHAR DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1008. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos