A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DOS HAITIANOS E A CRISE BRASILEIRA: APORTES NO DIREITO DA ANTIDISCRIMINAÇÃO

Autores

  • Cristiane Feldmann Dutra Uniritter
  • Rodrigo da Silva UNIRITTER
  • Rodrigo Hamilton UNIRITTER
  • Suely Marisco Gayer UNIRITTER

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1096

Palavras-chave:

Direitos, Discriminação Múltipla, Discurso do ódio, Extinção do contrato, Haitianos.

Resumo

Atualmente, no cenário Brasileiro, por causa da crise política o impacto sofrido tem um efeito direto com relação ao setor trabalhista, e por isso vivemos um momento de retração na contratação e o aumento da extinção do contrato de trabalho, o que frustra de forma significativa as expectativas e os sonhos dos Haitianos no território Brasileiro. Este artigo é um reflexo da atual conjuntura da crise econômica e tem o objetivo de apresentar que as dificuldades já vivenciadas pelos imigrantes, como: a dificuldade de falar a língua portuguesa, a discriminação racial, a xenofobia e a sua condição social são multiplicadas no ambiente de trabalho, causando o desespero, o sentimento de impotência e de invisibilidade. Os Haitianos merecem um olhar mais apurado, uma sociedade justa, livre e solidária; bem como reduzir as desigualdades sociais e regionais. Ainda, traz como direito fundamental aos estrangeiros residentes no País, a mesma igualdade dada aos brasileiros, sem distinção de qualquer natureza. A realidade é controversa e apresenta uma dicotomia com a legislação, são imperiosos estes tratamentos na nossa lei maior e mesmo assim o país não possuiu políticas públicas eficientes para auxiliá-los. Uma das formas de dar voz a esta população seria pelo voto, no qual a lei 6.580\80 que trata do imigrante no Brasil, que foi criada no período da ditadura, produz um efeito contrário e excludente, o que afere a nossa Constituição Federal.

Biografia do Autor

Cristiane Feldmann Dutra, Uniritter

Doutoranda em Educação na instituição Unilasalle.Canoas-RS. Mestre em Direito, com enfase em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter- Laureate International Universities. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho na Faculdade do Instituto de Desenvolvimento- IDC. Especialista em Direito Civil e Processo Civil no Instituto de Desenvolvimento- IDC. Possui Graduação em Direito na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA .Especialista em Metodologia do ensino a distância na Instituição Anhanghera SP-Valinhos.Revisora da revista jurídica FADISMA em Santa Maria-RS. Pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (2013-2015). Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas Ciência Penal Contemporânea, coordenado pelo Prof. Dr. Tupinambá Pinto de Azevedo, vinculado ao Programa de Pós Graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado em Direito em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e certificado pelo CNPq. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFRGS. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa denominado Migrações Forçadas: Análise do contexto e do arcabouço jurídico deste fenômeno com base no caso da migração Haitiana para o Brasil no início do século XXI . Professora de Pós-Graduação na Instituição Uniritter. Professora de Pós-Graduação na Instituição IDC. Sócia Proprietária do escritório de Advocacia em Porto Alegre. Experiência em docência no ensino Superior nas disciplinas de Direitos Fundamentais, Direito material e Processual do Trabalho, Direito Ambiental, Direito processual Civil, Antropologia Jurídica, e Filosofia Jurídica. Autora do livro Jurídico "ALÉM DO HAITI Uma análise da imigração Haitiana no Brasil." lançamento nacional dia 04-06-2016, pela editora LUMEN JURIS-RJ. Contato: (51) 9677-2021 Email: cristiane.feldmann@hotmail.com

Rodrigo da Silva, UNIRITTER

Mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2002), é advogado e especializado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é pesquisador no Projeto "Direito da Antidiscriminação, igualdade e diferença" no Centro Universitário Ritter dos Reis e Membro da Subcomissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, Subseção do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Hamilton, UNIRITTER

Mestre em Direito dissertação defendida em 19 de março de 2015 vinculado ao Programa de Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis UniRitter LaureateInternational Universitie. Especialista em Direito Civil pelo Centro Universitário Ritter dos Reis UniRitter LaureateInternational Universities (2006) . Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2002). Pesquisador da Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis UniRitter.

Suely Marisco Gayer, UNIRITTER

Doutoranda em qualidade ambiental pela Universidade Feevale. Mestre em direito pela Uniritter, o Mestrado tem ênfase em Direitos Humanos, com dissertação defendida em abril de 2014. Graduada em direito pela Unijuí, no ano de 2001. Professora da Pós-graduação da Uniritter, ministrando a disciplina de Tutela de Direitos Transindividuais e Tutela do Consumidor.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2016

Como Citar

DUTRA, Cristiane Feldmann; SILVA, Rodrigo da; HAMILTON, Rodrigo; GAYER, Suely Marisco. A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DOS HAITIANOS E A CRISE BRASILEIRA: APORTES NO DIREITO DA ANTIDISCRIMINAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1096. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1096. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos