IMIGRANTES AÇORIANOS E SEUS DESCENDENTES NO VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL: PROCESSO HISTÓRICO ENVOLVENDO MOVIMENTAÇÕES E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

Autores

  • Luis Fernando da Silva Laroque Centro Universitário Univates
  • Júlia Elisabete Barden Univates
  • Ana Paula Castoldi Univates
  • Cibele Caroline da Rosa Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1103

Palavras-chave:

Açorianos e descendentes, Processo histórico, Socioculturalidade, Vale do Taquari

Resumo

O Vale do Taquari é uma região localizada na porção centro leste do estado do Rio Grande do Sul e, historicamente, formada pelas movimentações/migrações internas dos grupos étnicos de indígenas, de africanos e de europeus, dentre os quais os açorianos, alemães, italianos e seus descendentes, bem como, mais recentemente, de haitianos e senegaleses. O estudo tem como objetivo analisar a história dos açorianos e de seus descendentes no Vale do Taquari, abordando aspectos relacionados à ocupação territorial e às práticas socioculturais. No Rio Grande do Sul, a presença açoriana iniciou-se a partir de meados do século XVIII e, em fins do referido século, já se encontrava na porção sul do Vale do Taquari. No decorrer do século XIX, a relação com a natureza e o território caracterizou-se pela derrubada da floresta, pelo cultivo do trigo, da mandioca e pela criação de animais. Entretanto, com as modificações do traçado da região ao longo do processo histórico e, a partir da metade do século XX, o aumento do número de municípios e áreas urbanas, o cultivo da soja, a criação de porcos e gado leiteiro e, nas últimas décadas, a plantação do eucalipto são elementos que contribuíram para uma reconfiguração histórica e de práticas socioculturais açorianas e de seus descendentes em áreas rurais do Vale do Taquari.

Biografia do Autor

Luis Fernando da Silva Laroque, Centro Universitário Univates

Doutor em História. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Curso de História da Univates.

Júlia Elisabete Barden, Univates

Doutorado em Economia. Professor e pesquisador do PPGAD/Univates

Ana Paula Castoldi, Univates

Graduanda no Curso de História Univates. Ex bolsista no Projeto de Pesquisa.

Cibele Caroline da Rosa, Univates

Bolsista de Iniciação Científica Univates no Projeto de Pesquisa. Graduanda do Curso de História da Univates.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2016

Como Citar

LAROQUE, Luis Fernando da Silva; BARDEN, Júlia Elisabete; CASTOLDI, Ana Paula; ROSA, Cibele Caroline da. IMIGRANTES AÇORIANOS E SEUS DESCENDENTES NO VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL: PROCESSO HISTÓRICO ENVOLVENDO MOVIMENTAÇÕES E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1103. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1103. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos