A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação Básica. Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
Este artigo aborda a interdisciplinaridade e as possíveis dificuldades e os desafios identificados na sua implementação nas escolas pelos professores que lecionam diferentes disciplinas do currículo escolar. A pesquisa possui abordagem qualitativa e objetivou responder à seguinte questão: “Quais são as dificuldades e os desafios apontados por professores no desenvolvimento de um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática?” Participaram da investigação 20 docentes com formação inicial em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química, todos ingressantes em um curso de pós-graduação na área de Educação em Ciências e Matemática de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi feita por meio da escrita de depoimentos pelos participantes da pesquisa como resposta a uma das perguntas de um questionário, a qual indagava sobre as dificuldades e os desafios da interdisciplinaridade na escola. Os depoimentos dos participantes de pesquisa foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Pela análise das unidades de significado, emergiram 13 categorias iniciais, as quais foram reagrupadas em três categorias finais, a saber: dificuldades e desafios associados à fragmentação disciplinar; dificuldades e desafios associados ao diálogo com colegas e gestores; dificuldades e desafios associados aos problemas de interesse e conhecimento. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa apontam para a necessidade de serem preenchidas algumas lacunas em sua própria formação docente referentes à interdisciplinaridade e de haver apoio da equipe diretiva das escolas e diálogo entre os professores das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar com vistas a superar essas dificuldades e desafios enfrentados ao desenvolver um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
AVILA, Lanúzia Almeida Brum; MATOS, Diego de Vargas; THIELE, Ana Lúcia Purper; RAMOS, Maurivan Güntzel. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1176. Acesso em: 20 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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