A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Lanúzia Almeida Brum Avila Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Ana Lúcia Purper Thiele Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação Básica. Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este artigo aborda a interdisciplinaridade e as possíveis dificuldades e os desafios identificados na sua implementação nas escolas pelos professores que lecionam diferentes disciplinas do currículo escolar. A pesquisa possui abordagem qualitativa e objetivou responder à seguinte questão: “Quais são as dificuldades e os desafios apontados por professores no desenvolvimento de um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática?” Participaram da investigação 20 docentes com formação inicial em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química, todos ingressantes em um curso de pós-graduação na área de Educação em Ciências e Matemática de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi feita por meio da escrita de depoimentos pelos participantes da pesquisa como resposta a uma das perguntas de um questionário, a qual indagava sobre as dificuldades e os desafios da interdisciplinaridade na escola. Os depoimentos dos participantes de pesquisa foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Pela análise das unidades de significado, emergiram 13 categorias iniciais, as quais foram reagrupadas em três categorias finais, a saber: dificuldades e desafios associados à fragmentação disciplinar; dificuldades e desafios associados ao diálogo com colegas e gestores; dificuldades e desafios associados aos problemas de interesse e conhecimento. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa apontam para a necessidade de serem preenchidas algumas lacunas em sua própria formação docente referentes à interdisciplinaridade e de haver apoio da equipe diretiva das escolas e diálogo entre os professores das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar com vistas a superar essas dificuldades e desafios enfrentados ao desenvolver um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Lanúzia Almeida Brum Avila, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional (FAPA). Psicopedagoga Institucional e Clínica (FAPA).

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Licenciado em Matemática (PUCRS).

Ana Lúcia Purper Thiele, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar (ULBRA). Psicopedagoga Institucional e Clínica (ULBRA). Especialista em PROEJA (UFRGS).

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Educação (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática e da Licenciatura em Química da Faculdade de Química da PUCRS Coordenador dos grupos de pesquisa Educação em Química e Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Mestre em Educação (UFRGS). Licenciado e Bacharel em Química (PUCRS).

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

AVILA, Lanúzia Almeida Brum; MATOS, Diego de Vargas; THIELE, Ana Lúcia Purper; RAMOS, Maurivan Güntzel. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1176. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos