PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS QUANTO À REALIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EaD)

Autores

  • Luis Felipe Pissaia Centro Universitário UNIVATES
  • Arlete Eli Kunz da Costa Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Moreschi Centro Universitário UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Rempel Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1261

Palavras-chave:

Enfermeiro, Educação a distância, Tecnologias de Informática

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção de enfermeiros atuantes em uma unidade clínica de um hospital de médio porte do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, acerca da realização de cursos de pós-graduação utilizando a modalidade de ensino a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com seis enfermeiros. A maioria dos enfermeiros entrevistados acredita ser pertinente a realização de cursos de pós-graduação como forma de melhorar o cuidado prestado aos pacientes. Quanto a realização de cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância, os profissionais relatam algumas facilidades atreladas à esta prática, como a possibilidade de realizar vários cursos durante o mesmo período, ampla disponibilidade de instituições que oferecem este tipo de educação e variações de valores instituídas pelo mercado. Em contrapartida, alguns profissionais não interpretam como válidas as experiências adquiridas durante estes cursos, devido a deficiências nas tutorias à distância e desmotivação dos alunos. Os enfermeiros percebem que o uso de metodologias tecnológicas no decorrer dos cursos complementa a abordagem crítica e integral ao assunto em discussão. No entanto, alguns profissionais acreditam que a forma como o conteúdo é disponibilizado é, por um lado, pode ser maçante, e por outro, pouco explanado e tornando-se insuficiente perante as necessidades de conhecimento que estão buscando naquele momento. Ademais, considera-se que as abordagens educacionais, com base em tecnologias de ensino, facilitam o acesso igualitário à educação, complementando a formação dos enfermeiros e desconstruindo preconceitos instaurados culturalmente pela sociedade.

Biografia do Autor

Luis Felipe Pissaia, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeiro. Mestrando em Ensino.

Arlete Eli Kunz da Costa, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Claudete Moreschi, Centro Universitário UNIVATES

Enfermeira. Mestre e Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Informática na Educação.

Claudete Rempel, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga. Doutora em Ecologia.

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Publicado

27-12-2017

Como Citar

PISSAIA, Luis Felipe; COSTA, Arlete Eli Kunz da; MORESCHI, Claudete; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; REMPEL, Claudete. PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS QUANTO À REALIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EaD). Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1261. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1261. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos