A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR: DIVERSOS OLHARES

Deborah Breda da Silva, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel, Natanael Pedro Castoldi

Resumo


A educação de qualidade é um desafio à escola e cabe à gestão escolar unir e conduzir os diferentes pensamentos a fim garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem. Entretanto, por diversas vezes, o professor assume um cargo de gestão, sem ter uma formação específica, ignorando a complexidade da tarefa de gerenciar os espaços escolares. Diante dessa situação, objetivou-se investigar as percepções de gestores com relação aos desafios da gestão e as contribuições da formação inicial e da formação continuada na sua atuação. A formação inicial oferece ao professor o aporte teórico para a atuação docente, enquanto a formação continuada mostrou-se como ferramenta propulsora de desacomodação. A formação inicial forneceu as percepções teóricas em relação à gestão, porém, na prática, os profissionais encontraram dificuldades para lidar com os desafios desta carreira.

Palavras-chave


Gestão escolar. Desafios. Formação inicial. Formação continuada. Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Deborah Breda Silva, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel, Natanael Pedro Castoldi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: