OS ESPAÇOS E MATERIAIS COMO ELEMENTOS FAVORECEDORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Neste estudo, analisa-se de que forma os espaços e materiais favorecem a construção do conhecimento lógico-matemático em crianças de três anos. Os pressupostos teóricos que sustentam o estudo são decorrentes de uma perspectiva construtivista, sendo que propõe-se uma interface com autores que abordam a concepção dos espaços e materiais como um segundo educador. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação e foi desenvolvida enquanto docente de uma turma de Maternal de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Lajeado/RS. Para a produção do corpus da pesquisa utilizou-se de Diários de Campo, Filmagens e Fotografia, sendo estes analisados por meio de uma abordagem reflexiva e dispostos em duas categorias. A primeira categoria produzida trata das contribuições do espaço para o desenvolvimento da aprendizagem. Por sua vez, a segunda categoria aborda a importância dos materiais para o brincar simbólico presentes no espaço para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático.

Palavras-chave


Educação Infantil; Espaços e Materiais; Conhecimento Lógico-Matemático.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1356

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Mateus Lorenzon

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: