OS ESPAÇOS E MATERIAIS COMO ELEMENTOS FAVORECEDORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1356

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espaços e Materiais, Conhecimento Lógico-Matemático.

Resumo

Neste estudo, analisa-se de que forma os espaços e materiais favorecem a construção do conhecimento lógico-matemático em crianças de três anos. Os pressupostos teóricos que sustentam o estudo são decorrentes de uma perspectiva construtivista, sendo que propõe-se uma interface com autores que abordam a concepção dos espaços e materiais como um segundo educador. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação e foi desenvolvida enquanto docente de uma turma de Maternal de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Lajeado/RS. Para a produção do corpus da pesquisa utilizou-se de Diários de Campo, Filmagens e Fotografia, sendo estes analisados por meio de uma abordagem reflexiva e dispostos em duas categorias. A primeira categoria produzida trata das contribuições do espaço para o desenvolvimento da aprendizagem. Por sua vez, a segunda categoria aborda a importância dos materiais para o brincar simbólico presentes no espaço para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado do Curso de Pedagogia. Discente do Programa de Pós Graduação em Ensino. Centro Universitário UNIVATES.

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação - UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

LORENZON, Mateus; DA SILVA, Jacqueline Silva. OS ESPAÇOS E MATERIAIS COMO ELEMENTOS FAVORECEDORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1356. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1356. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos